Casa dos Segredos A descoberta, o sofrimento e os tratamentos: Bruna, da Casa dos Segredos, relata momentos difíceis com diagnóstico de linfoma
Na gala deste domingo da 'Casa dos Segredos', Bruna Basto revelou ao País o seu segredo: 'Fui diagnosticada com um linfoma'. A concorrente oriunda da Ericeira foi convidada a relatar a sua experiência com a doença oncológica por Cristina Ferreira e descreveu algumas etapas deste árduo processo, que a levou a fazer quimioterapia durante seis meses.
"Claro que muda, acho que ninguém está à espera, muito menos com a minha idade. Foi um choque, fazia uma vida perfeitamente normal, não tinha qualquer tipo de sintoma, fui apanhada de surpresa", começou por contar a jovem de 25 anos, explicando depois como foi descortinada a doença: "Descobri por um conjunto de casualidades. Tinha feito exames, estava a tentar a perceber o porquê do problema de peso e houve uma médica que, do nada, perguntou se tinha inchaços no pescoço. Quando me apalpou, já tinha o pescoço totalmente deformado. Nem reparei nem eu nem quem lida comigo diariamente. Já estamos tanto em piloto automático que é uma coisa que passa despercebida."
"Assim que ela disse aquilo, e juntando com algumas análises e a perda de peso, ela disse: 'Acho que tens um linfoma'. (...) Foi complicado", ressalvou, sublinhando: "Não me permiti muito pensar... fiz as coisas no estilo 'checklist', o que tinha de fazer para melhorar. Fiz doze sessões de quimioterapia, claro que não foi fácil, não o é para mim e para quem nos rodeia. Porque eu sei autorregular-me, mas para quem está à nossa volta é muito difícil porque não sabe como nos ajudar."
Foi também uma altura da vida que causou transtorno entre os mais próximos de Bruna: "Acho que o meu pai era quem transparecia e disfarçava menos bem a tristeza. Claro que todos sofreram, mas a minha mãe fez um esforço muito bem para parecer mais calma. Tentei que aquilo que estava a passar não sufocasse os outros, apesar de saber que como são meus pais iam sofrer. O meu namorado esteve lá sempre, o tempo todo, foi quem esteve comigo 24 sobre 24."
Sobre a perda de cabelo, Bruna afiançou: "A parte estética para mim foi super fácil, não me preocupei absolutamente nada. Eu queria ficar melhor, portanto a parte do cabelo... caiu-me o cabelo todo, está curtinho exatamente por isso, porque passou muito pouco tempo. Fez dia 16 de setembro, já estava aqui em casa, um ano desde a última sessão de quimioterapia." Nesta altura, a 'Voz' interveio para desvendar que celebraram juntos o marco no confessionário.
Para além disso, a concorrente ainda frisou: "Estava preocupada em ficar dependente e debilitada, perder a energia que tinha. (...) Sempre acompanhei os reality shows, mas nunca achei que tivesse oportunidade ou vida, largar o que tinha para aqui estar. O que digo aos meus colegas é verdade, o que falta é um ano que digo que estive a trabalhar, mas estive em casa a tratar, em quimioterapia e recuperação."
Em jeito de remate, delineou a mudança operada na sua vida após a recuperação: "Tinha um trabalho de escritório muito rotineiro, gostava do que fazia, estava contente, tinha uma perceção de carreira muito definida, estava realizada. Apressei-me muito, quando acabei o tratamento, para voltar ao trabalho, quis quase pegar onde larguei, mas efetivamente existe aquele bocado. Não querendo, é um bocado que altera a forma como vemos algumas coisas."
Também poderá gostar de
Teve mais um filho e sofre com o marido na prisão após calotes de 500 milhões de euros: O que é feito de Daniela Pimenta depois de lesar vários famosos e anónimos pelo mundo
Dormiu na carrinha e tomou banho de água fria: Fanny Rodrigues sacrifica vida de luxo para vender na feira com o namorado
Antes de ser preso, marido de Daniela Pimenta tramou Pedro Teixeira e deixou-o a arder com milhares de euros em esquema digno de filme
Final de A Promessa: Sónia e Samuel fazem as pazes, viajam para o estrangeiro com João e anunciam projeto surpreendente
Últimas
Pode gostar de ler...
Mais Lidas