Estrelas A doença que levou Helena Laureano a ganhar peso: atriz conta tudo e explica o que mudou na sua vida
Aos 58 anos de idade, Helena Laureano está irreconhecível. A atriz, que tem uma carreira de várias décadas na televisão e teatro, partilhou recentemente um vídeo a declamar poesia e gerou muito falatório pela forma como se apresentou.
Na manhã desta sexta-feira, 6 de fevereiro, esteve no ‘Dois às 10’, da TVI, para uma conversa bem disposta com Cláudio Ramos e Cristina Ferreira e não teve problemas em falar abertamente sobre o que se passa na sua vida. Depois de ver várias imagens da sua longa carreira, admitiu que já aceitou o seu corpo como está atualmente. “Primeiro estranha-se e depois entranha-se, mas olhem que a televisão aumenta cinco quilos”, começou por dizer, bem disposta.
Em seguida, confidenciou que pesa agora 91 quilos e que não se lembra de ter estado assim, apenas quando esteve grávida da filha, Beatriz, há 26 anos. “Na gravidez penso que sim, mas aí era mais magra e tinha 30 quilos em cima, porque ela nasceu com três quilos 950 gramas”, prosseguiu.
Esta mudança drástica no seu corpo deve-se a uma questão de saúde. Para além de ter artrite reumatóide, que é hereditário, mas que foi diagnosticada de forma mais grave quando estava a fazer a série ‘Golpe de Sorte’, da SIC, descobriu ainda que tem a doença de Dupuytren, que é causada por um espessamento anormal da fáscia palmar (tecido entre a pele e as estruturas tendinosas e vasculo-nervosas na palma da mão e dedos) que pode limitar a mobilidade de um ou mais dedos. Aliás, hoje em dia tem já muitas dificuldades “em pôr creme” na cara, por exemplo. “Não consigo esticar os dedos”, queixou-se.
Os tratamentos para estes problemas deixaram-na “muito inchada” até porque toma cortisona. “Inchei, inchei, naquela altura também bebia cerveja, mas como e para além disso tenho bebido pouca água”, assumiu. Agora, cortou com a bebida alcoólica. “Cerveja é a pior coisa que podemos beber e agora deixei mesmo de beber”, garantiu.
A juntar a tudo isto está ainda o facto de Helena Laureano ter uma depressão diagnosticada desde os 18 anos de idade. “Comecei a tomar o estrato de valeriana desde nova. Mas, a nível da depressão estou tranquilíssima”, fria, ela que continua a ser seguida no Hospital Júlio de Matos, em Lisboa.
Apesar de tudo e embora tenha recebido alguns comentários menos positivos ao vídeo em questão, a atriz não esconde que também recebeu uma onda de carinho que a emocionou. “É bom receber esse apoio das pessoas e continuar a ser acarinhada”, destaca.
A aguardar por novos convites de trabalho, quer voltar a fazer televisão e, em setembro, regressará aos palcos num monólogo.
Também poderá gostar de
Helena Coelho revela detalhe arrepiante do funeral de Jéssica Tavares, das Docemania, que envolve Luíza Abreu
Das imitações de marcas de luxo às meias da mãe: Liliana estreia-se a vender na Internet com Fábio e até a sogra lhe quis dar a mão
O que faltava contar: Como Francisco Monteiro conseguiu reconquistar Marcia Soares e deu a volta à mágoa que ela tinha por ele
Últimas
Pode gostar de ler...
Mais Lidas