Estrelas Apagão generalizado provoca o caos em Portugal. Ministro alerta para possível causa

28 de Abril de 2025 às 13:12
Comunicações, transportes e semáforos afetados por falha de energia em todo o País e também noutros territórios europeus, como Espanha e França

Um corte de energia elétrica afetou Portugal Continental e Espanha, esta segunda-feira. O apagão está a afetar igualmente algumas comunicações telefónicas. O ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, admite que apagão energético possa ser devido a um ciberataque.

PUB

Os metros de Lisboa e Porto também foram interrompidos. Há relatos de passageiros presos nas carruagens. A falha afetou várias cidades, de norte a sul do País, desconhecendo-se ainda as causas da mesma.

O INEM ativou o plano de contingência e apela a que a linha 112 seja usada "apenas em caso de emergência". Segundo a E-REDES, citada pelo Expresso, a interrupção deveu-se a um "problema na rede elétrica europeia, que afetou a rede nacional. Por indicação da REN, foi necessário proceder a cortes de energia em algumas zonas especificas para garantir a estabilidade da rede.

A reposição do serviço está a ser feita de forma progressiva. Nas redes sociais, a PSP alertou para eventuais problemas com os semáforos. "Perante o cenário de falta de eletricidade geral verificada em todo o país, os semáforos podem deixar de funcionar e a iluminação pública falhar. O trânsito torna-se um desafio maior", pode ler-se.

Segundo o 'El País', por volta das 12h30 em Espanha (11h30 em Portugal) deu-se um apagão que afetou transportes e telecomunicações. Os semáforos desligaram-se nas estradas e também ainda não há um motivo para o apagão. A Reuters avança que estações do Metro de Madrid estão a ser evacuadas. 

• Por Correio da Manhã

PUB

Últimas

Pode gostar de ler...

Mais Lidas