1/8

Casa dos Segredos 'Casa dos Segredos': o pesadelo de Ana, que viveu 9 anos em pânico sem diagnóstico médico

08 de Outubro de 2024 às 13:33
Concorrente expulsa sofre de uma doença incapacitante que a deixa de rastos. Demorou quase uam década para saber o que tinha
Texto Hugo Alves

Ana Costa, de 27 anos de idade, abandonou a 'Casa dos Segredos' sem que nada o fizesse esperar. A jovem do Porto ficou incrédula com a sua saída por ter "uma perceção errada" da sua popularidade. "Eu sei que diziam que era uma planta, mas ao contrário da Margarida ou do Gonçalo eu entrava nas dinâmicas todas, era a autora de muitas... Pelos vistos as pessoas cá fora viam isso de outra maneira", explicou.

PUB

A sua saída tão antecipada não permitiu aos colegas adivinharem o seu segredo: "Sofro de uma doença Incapacitante". Em conversa com a imprensa, Ana fez questão de esclarecer quaisquer dúvidas sobre este drama que a afeta desde os 10 anos de idade. "O que eu tenho é enxaqueca com aura, que é muito diferente de outros tipos de dores de cabeça. Começo por ver um ponto luminoso antes da dor, que vem de repente. Quando isso acontece, tenho que me isolar da luz, do sol, fico com vómitos, mal disposta, tonturas. Fico mesmo incapacitada."

Apesar de ter começado a sofrer com apenas 10 anos, só mais tarde os médicos fizeram o diagnóstico correto. "Fui parar ao hospital imensas vezes. Cheguei a passar lá 24 horas várias vezes", conta Ana, que relembra que quando lhe perguntavam o que tinha, devido à dor, "mal conseguia falar e explicar. Sentia-me em pânico". Só nove anos depois surgiu o diagnóstico. "Os meus pais viviam numa ansiedade. Lutaram muito para saber o que se passava comigo".

PUB

Hoje, apesar de ainda sofrer desta doença, Ana Costa diz que as dores repentinas diminuiram, o que ela acha que aconteceu "depois de parar de tomar a pilula".. Hoje nem faz uma medicação regular. "Faço só em SOS".

Quem gostou de ter Ana de volta foi o namorado. Sem nunca revelar a sua identidade, a jovem revela "estar noiva" mas que o casamento "é só para 2026".

PUB

Últimas

Pode gostar de ler...

Mais Lidas