Estrelas Começou a ler aos 4 anos, é um craque a matemática e tem um irmão ator: a incrível história de Rodrigo Costa, o menino que encanta o país na novela Vitória
Foi em 2021 que Rodrigo Costa, hoje com nove anos de idade, se estreou em televisão. Fez dois projetos para a RTP mas foi ao dar vida a Pedro no primeiro episódio da novela ‘Para Sempre’, em que a sua personagem era abandonada à porta da igreja, que emocionou o país. De então para cá nunca mais parou e já fez muitas outras produções, quer de televisão, teatro e até cinema.
Atualmente brilha na pele de Francisco na novela ‘Vitória’ e o que ninguém imagina é que o desejo de representar surgiu por intermédio do irmão. Salvador Pires, de 14 anos de idade, também já fez vários projetos em televisão e teatro e foi a vê-lo que Rodrigo pediu à mãe para enveredar por esta área. “Foi por causa do meu irmão, quando eu tinha 3, 4 anos via-o ano Teatro Politeama a fazer a ‘Severa’. Estava sempre a ver o teatro, as falas, as músicas. Foi por causa dele que comecei a gostar disso e comecei a fazer”, confidenciou no podcast ‘Atrás da Câmara’.
Para a mãe, Neca Oliveira, é um grande orgulho ver os seus filhos a darem cartas neste mundo. “Desde os 4 anos que anda nestas andanças, já fez de tudo um pouco, fez cinema há um ano e teatro e este ano. É um orgulho acompanhar, não é fácil, a logística é muitas vezes complicada, mas com organização temos conseguido acompanhar”, afirmou na mesma entrevista.
O mais curioso é que Rodrigo é um prodígio fora das câmaras. E começou a ler aos quatro anos! “Começou a ler com 4 anos e ninguém lhe tinha ensinado praticamente”, desvenda a progenitora, que ainda hoje se lembra perfeitamente do dia em que percebeu que o filho já sabia ler. “Estava a escrever uma mensagem para uma prima minha e ele leu integralmente o que eu tinha escrito. Dei um grito gigante ao meu marido a dizer-lhe ‘ele sabe ler’, depois fomos buscar-lhe livros e ele lia tudo”, recorda.
"Até hoje não sabemos como ele começou a ler sozinho"
À época, ficou preocupada. “Marquei logo reunião com a professora dele, porque pensei que só podia ser na escola. Lá achavam que era em casa que ele aprendia. Até hoje não sabemos como ele começou a ler sozinho”, adianta.
Mas há mais. Rodrigo é também um craque na matemática. “Com 4 anos já sabia fazer algumas contas. É muito fixe saber, dizem-me que é muito difícil, mas para mim é mais fácil”, argumenta o menino, que adora fazer contas.
Para além disso, tem ainda muitas outras atividades. “Tem piano, tem natação, tem ténis e tem catequese e tem que ser bem gerido, porque, lá está, ele não pode deixar de ser criança. Às vezes falta a alguns compromissos de criança, como festas de aniversário, que não consegue ir”, explica ainda Neca Oliveira.
Também poderá gostar de
Finalmente todos juntos. Filha e mulher de José Mourinho deixam Inglaterra e rumam a Portugal para um Natal em família: as imagens do reencontro
Problema de saúde impede Liliana de ter filhos com Fábio após a Casa dos Segredos: os motivos para a ex de Zé ter de adiar o seu sonho
A Herança. Choque: à beira do abismo, Vicente perde a única aliada que lhe resta e a culpa é de Inês
Últimas
Pode gostar de ler...
Mais Lidas