1/10
Foto: Ricardo Ruella
Manuel Luís Goucha
Foto: Duarte Roriz
Foto: Duarte Roriz
Foto: Ricardo Almeida
Funeral mãe de Manuel Luís Goucha, Júlia Pinheiro, Manuel Luís Goucha, José Eduardo Moniz

Estrelas Como José Eduardo Moniz salvou Manuel Luís Goucha do fracasso: a história de uma amizade entre a estrela da TVI e o estratega dos bastidores

14 de Dezembro de 2024 às 21:05
Apresentador tem uma dívida de gratidão como diretor-geral, que é o maior responsável por continuar na TVI

Manuel Luís Goucha, de 69 anos de idade, prepara-se para renovar o seu contrato com a TVI por mais dois anos. Apesar de querer abrandar o ritmo, o apresentador vai ter ainda mais trabalho. Peça fundamental para esta renovação do vínculo é José Eduardo Moniz, de 72 anos de idade.

PUB

O diretor-geral da TVI e o apresentador têm uma amizade mais longa do que a idade do canal de Queluz de Baixo. Ou seja, há mais de três décadas que são amigos e já estiveram juntos nos melhores e piores momentos. Conheceram-se na RTP e, de resto, foi José Eduardo Moniz quem, em 2002 foi buscar aquela que é hoje a sua estrela maior para a TVI.

Mas, logo nesse momento, passaram por uma grande privação. Algo que até hoje Manuel Luís Goucha não esquece. Em entrevista à revista Cristina, diz mesmo que o diretor é dos poucos amigos que tem da televisão. “Ele protege-me e protegeu-me numa altura em que eu não tinha... Vamos lá ver, hoje está tudo bem, sou o Manuel Luís Goucha, mas, quando vim para a TVI, não posso esquecer o Olá Portugal. Foi um fracasso”, começa por contar.

"Sei como o Zé Eduardo me defendeu"

Manuel luís goucha
PUB

Nessa altura, o programa não vencia nas audiências, até porque o público não perdoou ao comunicador o facto de ter deixado o programa Praça da Alegria para se mudar para a TVI. “Tive de fazer uma travessia do deserto. As pessoas entendem-nos como figuras da casa, ainda por cima num horário diário”, acrescenta.

Nesse momento foi José Eduardo Moniz quem sempre o defendeu. “Eu sei como o Zé Eduardo me defendeu junto de uma administração que queria resultados, porque eu tinha sido uma contratação cara, não é?”. Por isso, até hoje, tem “essa dívida de gratidão em relação ao Zé Eduardo, além de uma amizade de 40 anos.”

PUB

Últimas

Pode gostar de ler...

Mais Lidas