1/8
Cristina Ferreira, Rita Ferro Rodrigues
Foto: Ricardo Ruella
Rita Ferro Rodrigues
Cristina Ferreira
Rita Ferro Rodrigues

Estrelas Feminismo leva Rita Ferro Rodrigues a atirar-se a Cristina Ferreira

23 de Janeiro de 2025 às 15:22
Tema dividiu opiniões entre as apresentadoras

Rita Ferro Rodrigues, de 47 anos de idade, criticou Cristina Ferreira após esta dizer que não se considera feminista, no âmbito de uma publicação nas redes sociais onde falou das suas raízes.

PUB

Tudo começou quando a diretora de Entretenimento e Ficção da TVI deixou um longo texto em que louvou as mulheres da sua família: "Sou filha única, fruto de um amor que viveu a distância da guerra imposta ao meu pai. Li, anos mais tarde as cartas que escreveram um ao outro. A minha mãe escolheu, abdicando da sua vida profissional, ficar ao lado do meu pai. Não abdicou da sua independência, da sua liberdade. Nunca a vi pedir-lhes um tostão. Desenrascou-se a fazer mil e uma coisas e ganhou dinheiro para tudo o que precisou. Não foi a única."

Cristina continuou: "Na minha família as mulheres destacaram-se sempre. Todas. Até a minha tia, sem saber ler nem escrever, era ela que comandava a banca da feira. Sou feita dessa matéria. O que vi e ouvi moldou-me. Só o soube já crescida, quando quis entender porque era assim. Não me considero feminista nem a favor de quotas. Acho que temos todos, capacidade de decidir a nossa própria vida, sem medos. E capazes de alcançar o que queremos. Em profunda igualdade, nunca superioridade. Talvez a minha base de amor faça a diferença."

Na caixa de comentários, Rita Ferro Rodrigues, que foi a cofundadora da associação feminista Capazes, contestou o ponto de vista de Cristina Ferreira: "Olá, Cristina. Ser feminista é acreditar na igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres e lutar para que essa igualdade exista. Não queremos ser iguais aos homens, queremos os mesmos direitos e oportunidades. E sim, ser feminista é lutar todos os dias, nos nossos actos, naquilo que fazemos e dizemos e até na forma como nos apoiamos e tratamos entre mulheres, atentas que estamos ao caminho que ainda é preciso percorrer para que essa igualdade seja atingida. É difícil sim."

Por fim, completou: "Devemos às feministas o direito ao voto, ao acesso livre aos nossos sonhos e profissões que antes nos eram vedadas, ao divórcio e tantas outras coisas determinantes que não me cabem num comentário. Algumas morreram por nós. Isso comove-me muito, confesso. Escrevo este comentário com empatia e carinho. Tens muita visibilidade penso que desejas passar sempre para quem te lê, informação correcta. Um beijinho." Esta mensagem da profissional da Federação Portuguesa de Futebol já soma mais de mil 'gostos'.

PUB

Recorde-se que Rita Ferro Rodrigues esteve no 'Dois às 10' a ser entrevistada por Cristina Ferreira em abril de 2024, a propósito das suas viagens ao continente asiático e que Ruben Vieira, companheiro da apresentadora, trabalhou na equipa técnica de formatos conduzidos por Cristina, ao ponto de Rita Ferro Rodrigues um dia até ter afirmado, em 2020: "Já o meu [Ruben], vive aí."

PUB

Últimas

Pode gostar de ler...

Mais Lidas