Estrelas Julie Sergeant dá murro na mesa e protesta contra machismo na televisão: "As mulheres têm de ser lindas, novas e gostosas"
Em entrevista exclusiva à TV Guia, Julie Sergeant reconhece que, hoje em dia, já não é tão procurada como antes para novos projetos e acredita que existem tendências patriarcais na sociedade que levam as mulheres mais velhas a perder estatuto em relação aos seus pares masculinos. A atriz, de facto, esteve bastante tempo sem ter papéis no pequeno ecrã, algo que lamenta.
"Uma pessoa gosta de ter vida e fazer televisão, quando se faz algo assim, ocupa-nos a tempo inteiro, durante muitas horas e meses. Agora... acho que não estou na altura de ir para a reforma e ainda tenho muito para dar", começou por afirmar a intérprete que integra o elenco de 'A Fazenda', da TVI.
"Tenho 54 anos [faz 55, a 25 de janeiro] e o telefone não vai tocar eternamente, para fazer todas as personagens. No mundo da televisão tens que ser jovem. Aliás, nas sociedades patriarcais, as mulheres têm que ser lindas, novas e gostosas. Quando começam a ficar amadurecidas, sábias e inteligentes já ninguém as quer. Porque os gajos são giros velhos e as gajas não. Portanto, aos 54, e apesar de ter um ar fresquinho, já sinto na pele que não sou chamada na mesma quantidade de vezes quando tinha 20 ou 30, em que tinha trabalho a toda a hora", assegura Julie Sergeant.
Depois, afirma que os culpados por estas situações não são os autores, mas sim a sociedade no geral: "Vou dizer aos autores que têm que escrever para mim? Eles não têm a culpa. Quem quer as miúdas novas, bonitas e frescas é a sociedade! Há um machismo em que as mulheres não podem envelhecer. Uma mulher quando envelhece vira uma passa."
"Há um machismo em que as mulheres não podem envelhecer. Uma mulher quando envelhece vira uma passa"
Por fim, atira: "Esta sociedade é patriarcal. É só verem a publicidade! Quantas mulheres da minha idade fazem anúncios sem ser para a Lindor (marca de fraldas)? Ou é para cremes para a cara. O que vende são gajas novas de biquíni. Acham que vão fazer isso comigo? E quem olhar, é para dizer que sou geriátrica, mas que estou bem! Aliás, tenho que ser muito boa no que faço para continuar a ganhar o meu."
Também poderá gostar de
Viúva de Diogo Jota mudou-se para casa da irmã e tem uma empregada para a ajudar a cuidar do filhos: a nova vida de Rute Cardoso após a trágica morte do marido
Não vê televisão e vai ao cemitério quase todos os dias: Como a morte dos dois filhos destruiu por completo a mãe de Diogo Jota
Implacável, Hugo goza com Raquel por ter denunciado o romance de João Ricardo e Rafaela nos bastidores de Casados à Primeira Vista: “Digno de globos de ouro”
O que ninguém sabia! Família de Diogo Jota obrigada a retirar flores da campa do jogador e do irmão: saiba porquê
Últimas
Pode gostar de ler...
Mais Lidas