1/6
Foto: Cofina Media
luis mascarenhas
Foto: Cofina Media
luis mascarenhas
Foto: Cofina Media
luis mascarenhas
Foto: Cofina Media
luis mascarenhas
Foto: Cofina Media
luis mascarenhas
Foto: Cofina Media
luis mascarenhas

Estrelas Luís Mascarenhas não esquece e aponta o dedo a Camilo de Oliveira por lhe ter "lixado a vida"

17 de Setembro de 2022 às 16:28
Artista acredita ter tido azar na carreira como ator e revela o nome de alguns colegas que o tramaram. Relata cenas de invejas e ciumeiras na profissão e tentativas de lhe passarem a perna.

Luís Mascarenhas, 75 anos de idade, entrou no teatro pela mão da saudosa Laura Alves. O seu percurso pelos palcos não foi uma viagem fácil. Em entrevista à TV Guia, o ator recorda alguns boicotes de colegas que tentaram passar-lhe a perna. Segundo Luís Mascarenhas, o malogrado Camilo de Oliveira foi quem mais o terá prejudicado em início de carreira. Os dois acabariam por tornar-se amigos. Mas já lá vamos.

PUB

"Entrei no teatro pela mão de uma grande senhora, chamada Laura Alves, que me viu fazer uma coisa como finalista do liceu Gil Vicente que era o My Fair Lady. E entrei em grande", recorda Luís Mascarenhas.

Apesar de ter entrado com estrondo no teatro, o ator acabou por não receber o devido reconhecimento. "Não gosto muito de falar nisso porque era amigo dele. Tínhamos uma relação e ainda hoje me dou muito bem com a viúva, a Paula Marcelo. Mas quem chefiava a companhia era o Camilo de Oliveira e... É pá, ele começou-me a lixar a vida. Eu tinha 20 anos e ele estava no topo da fama. Tentou minimizar-me e entalar-me com o Vasco Morgado, mas aí não teve muito sucesso", revela o ator.

Apesar da amizade, Luís Mascarenhas acaba por admitir que Camilo de Oliveira lhe "tramou" a vida. "E tenho mais provas. Quando os 'Parodiantes de Lisboa' vão fazer o 'Ri-te, Ri-te' faltava um ator e o Vasco Morgado sugere o meu nome", relata. E aqui terá começado a tentativa de boicote do malogrado ator ao colega. "Mas quem é o Luís Mascarenhas?", perguntou Camilo de Oliveira. "O Vasco vira-se para ele e disse-lhe: "Quem é o Luís Mascarenhas? Então andou a substituir-te no número do astronauta e não te lembras quem é o rapaz?!" E obrigou o Mendes Andrade a pôr o meu nome na lista. O Camilo foi obrigado a aceitar, mas eu só tinha trabalhos de me***. Entretanto a Florbela Queiroz pega-se com o Camilo, duas vedetas à bulha. O Camilo deixa de ser diretor e passa a ser só ator. Entra o Paulo Renato e então passei a ter trabalho a sério", refere Luís Mascarenhas.

Mas Camilo de Oliveira não foi o único a atirar algumas "cascas de banana" no caminho de Mascarenhas. "O Francisco Nicholson também não ia muito à bola comigo porque eu via coisas que não me agradavam. Tive muitas ciumeiras de palco da parte de outros colegas, queixas ao Vasco Morgado. Depois deu-se o 25 de Abril…", aponta ainda.

Leia a entrevista completa na edição desta semana da TV Guia, já nas bancas, ou aqui.

PUB

Últimas

Pode gostar de ler...

Mais Lidas