1/5
Jorge Costa
Jorge Costa
Foto: José Gageiro/Movephoto
Jorge Costa
Jorge Costa
Foto: Miguel Lemos/Movephoto
Jorge Costa

Estrelas Morreu Jorge Costa. Ex-capitão do FC Porto tinha 53 anos

05 de Agosto de 2025 às 14:58
Diretor para o futebol dos dragões sofreu paragem cardiorrespiratória nesta terça-feira

Jorge Costa morreu aos 53 anos, nesta terça-feira. O diretor do futebol do FC Porto e histórico capitão portista entrou em paragem cardiorrespiratória, quando estava no centro de treinos do Olival, e acabou por não conseguir resistir.

PUB

O antigo central tinha, pouco antes, dado uma entrevista à SportTV onde fez o balanço do trabalho até agora dos dragões nesta temporada e esteve numa reunião interna. Depois, sentiu-se mal de forma repentina e foi transportado depois em estado muito grave até ao Hospital de São João, na Invicta, onde faleceu.

O Bicho, como era conhecido, trazia consigo um currículo invejável: conquistou mais de 20 títulos ao serviço do FC Porto, clube que representou entre 1987 e 2005, para além das históricas vitórias na Taça UEFA e da Liga dos Campeões, sob o comando de José Mourinho, em 2003 e 2004. Somou 50 internacionalizações pela Seleção Nacional, tendo participado no Europeu de 2000 e no Mundial de 2002.

Após acabar a carreira como jogador, abraçou um percurso como treinador, onde esteve ao cargo de 16 clubes em oito países, e a seleção do Gabão: o seu último trabalho enquanto timoneiro foi no AVS, onde conseguiu a subida de divisão, e que deixou após ter recebido o convite de André Villas-Boas para integrar a estrutura portista na sequência da vitória nas eleições azuis e brancas.

Jorge Costa já havia enfrentado um problema cardíaco em 2022. Foi, na altura, internado no Hospital de Santa Cruz, em Oeiras, e foi submetido a uma operação, sendo que a intervenção correu bem.

PUB

Últimas

Pode gostar de ler...

Mais Lidas