1/8

Estrelas O que é feito de Albertina, a famosa figurante do Você na TV que nunca largou Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha?

20 de Fevereiro de 2026 às 19:03
Há seis anos que deixou o pequeno ecrã, mas ainda hoje tem saudades. Saiba o que é feito da famosa figurante que a estrela da TVI chamou de ‘mulher de José Carlos Malato’

Durante quase duas décadas, Albertina Miguel, de 75 anos de idade, bateu palmas em televisão. Tornou-se numa das figurantes mais conhecidas dos portugueses, e chegou a ser conhecida como a “mulher” de José Carlos Malato e “amante” de Manuel Luís Goucha.

PUB

Mas, afinal, o que é feito desta cara que desde 2004 surgiu a bater palmas – e muitas vezes a interagir – em programas da RTP e TVI? Esta sexta-feira, 20 de fevereiro, por ocasião da emissão especial ‘Parabéns, TVI’, Albertina Miguel esteve na antena do canal. Visivelmente feliz por voltar a um local onde ganhou tantas alegrias emocionou-se ao recordar que, ainda hoje, todas as pessoas a reconhecem. “Não posso sair à rua. Do Cacém [onde continua a residir] a Lisboa todos me conhecem”, começou por partilhar.

Ainda assim, neste momento está longe dos programas de televisão. Desde 2020, quando, por altura da pandemia de Covid-19 os programas deixaram de ter figurantes em estúdio, que acabou por afastar-se à força de algo que tantas alegrias lhe dava. “Agora estou em casa”, contou, lamentando a forma como teve de sair da televisão.

Albertina Miguel tornou-se figurante a pedido do marido. Quando este morreu, disse-lhe para não ficar fechada em casa e para procurar algo que lhe desse alegrias. Assim o fez, acabou por ir parar a uma agência de figuração e chegou a fazer vários programas no mesmo dia.

1/7
PUB

Desde 2004, no dia em que celebrou 54 anos, quando se estreou num programa da RTP que José Carlos Malato apresentava à época, ‘Um Contra Todos’, foi presença assídua em programas do comunicador – de quem se tornou amiga – e também em formatos da TVI.

Mas, ainda antes da pandemia viu-se obrigada a abrandar o ritmo. “Trabalho todos os dias sempre muito bem disposta, entretanto passei a ser uma doente de risco, porque comecei a ter diabetes. Por isso, tive de abrandar um bocadinho por ordem da médica, que estava a fazer mal para mim e não sabia. Tomava insulina de manhã e à noite. Abrandei um bocadinho”, admitiu em 2020 ao podcast ‘Teleponto’.

Já nessa altura garantia que enquanto tivesse saúde não iria “ficar fechada em casa”. “Onde me quiserem, eu vou estar lá”, adiantava. Todavia, está agora afastada, mas sempre com vontade de voltar e a acompanhar todos os programas de televisão.

PUB

Últimas

Pode gostar de ler...

Mais Lidas