Estrelas O xadrez do Cabo

26 de Julho de 2019 às 12:43
Qual a razão para a SIC Notícias ajudar a TVI24? Eis algumas explicações, num texto onde se discorre sobre o sacrifício da rainha, um conceito-chave do xadrez, milenar jogo de estratégia de que Daniel Oliveira já foi campeão.

A SIC Notícias e a TVI24 estão numa guerra sem quartel no mês de julho. Os leitores da TV Guia conhecem a minha declaração de interesses, feita com toda a transparência no primeiro texto nestas páginas, vai para 4 anos: exerço funções diretivas na CMTV. Apesar de ser parte interessada no mercado, isso não me impede de partilhar reflexões, individuais e intransmissíveis, baseadas em factos e numa leitura que os descodifique e enquadre, desde que possam contribuir para o aumento da literacia televisiva do público, que a cada semana julga e julgará.

PUB

Ora, esta disputa é suficientemente relevante para justificar análise. Apesar de ser uma luta pelo segundo lugar na informação, sempre atrás da CMTV, é uma batalha relevante por dois motivos. Em primeiro lugar, se a TVI24 passar a SIC Notícias será um feito quase inédito numa década de existência do canal. Mais relevante: o comportamento da SIC nestes dias parece indiciar estarmos perante uma estratégia ousada, que sacrifica uma antiga joia da coroa da empresa, a SIC Notícias, em nome de um bem maior.

No grande jogo de xadrez entre SIC e TVI, é como se a SIC Notícias fosse a rainha que a empresa dá à morte, para alcançar um xeque-mate. Com efeito, a informação da TVI está em enormes dificuldades.

Por vezes, é a SIC que acode à TVI24, com cedência de imagens óbvias que a TVI falha, como no caso do Presidente sobre os fogos. A SIC mantém a TVI entretida na guerra do cabo, a lutar com a SIC Notícias pelo segundo lugar na informação. Ora, enquanto isso, a SIC-mãe fica cada vez mais à vontade. A rainha é sacrificada. Xeque-mate.


Nova equipa na TVI

Bruno Santos

PUB

Brasil legendado

Os erros dos fogos

PUB

Últimas

Pode gostar de ler...

Mais Lidas