1/6
Foto: Ricardo Ruella
Foto: Instagram
Soraia Moreira, Daniel Guerreiro
Soraia Moreira
Foto: Instagram
Soraia Moreira, do 'Big Brother'

Estrelas Um desespero sem fim: Soraia Moreira, vencedora do Big Brother 2020, sofre com o problema de esquizofrenia do irmão que o leva a fugir da família

14 de Janeiro de 2026 às 18:24
Manolo, diagnosticado com esquizofrenia, costuma fugir de casa, deixando a família com o coração nas mãos. Um novo episódio levou a ex-concorrente do reality show da TVI a fazer um longo desabafo em que elogia a força da mãe

Não é a primeira vez que acontece e, infelizmente, não será a última. Soraia Moreira, vencedora de ‘Big Brother 2020’, passa os dias com o coração nas mãos por causa da doença mental com que o irmão, Manolo, foi diagnosticado e que o leva a comportamentos inesperados que a deixam muito aflita. Recorde-se que Manolo chegou a estar internado na ala psiquiatra do Hospital de São Bernardo, em Setúbal.

PUB

Um novo episódio levou Soraia Moreia a fazer um longo desabafo nas redes sociais, na legenda de um vídeo onde se mostra a correr atrás do rapaz pela rua. "O meu irmão tem esquizofrenia. Há dias em que está mais estável e a minha mãe consegue ter um dia um pouco mais descansado. Não tem de ficar horas em pé a pedir-lhe para não tentar abrir ou forçar a porta da rua. E se, por algum motivo, ele consegue abrir a porta e ‘fugir', seguem-se corridas longas atrás dele. A minha mãe corre e corre… Graças a Deus, tem boa resistência", começou com escrever e descrever a namorada de Daniel Guerreiro, revelando que estes episódios acontecem "esteja ele descalço, de chinelos de casa ou até sem roupa".  

É a mãe de Soraia e de Manolo, Carmen, quem mais sofre com a condição do filho. "A medicação ajuda, mas há dias muito complicados em que, do nada, o comportamento dele muda. A minha mãe não é médica, nem psiquiatra. Mas há 15 anos que tem de ‘adivinhar' comportamentos e atitudes do meu irmão. É uma mulher incrível. Foi mãe muito nova, com 15 anos, e, mesmo sem muitas condições, esforçou-se imenso para criar os seus dois filhos. Infelizmente, o meu irmão ficou doente na adolescência e, desde aí, ela é cuidadora dele 24/7", partilhou ela, elogiando a coragem, a energia e a resistência da progenitora: "Raramente a minha mãe sabe o que é descanso, o que é viver sem preocupações. O meu irmão tem uma das doenças mentais mais graves que existem. Não é fácil… E eu não sei onde é que a minha mãe vai buscar forças".  

1/1
Foto: Instagram

Soraia não esconde a sua aflição, mas sabe que a mais sacrificada e preocupada é mesmo Carmen: "Sou irmã. Também sofro, mas consigo fazer a minha vida. Sei que as mães dão tudo pelos filhos, mas dói saber que uma mulher tão inteligente, que tinha tanto para dar ao mundo, ficou quase 'sem vida própria'. Sei que ela ama muito o meu irmão. E também sei que a esquizofrenia pode acontecer a qualquer um de nós… Mas não é fácil quando isso acontece. Dar a tua vida por outro." 

PUB

A terminar o longo desabafo, a ex-concorrente de 'Big Brother' declarou-se e elogiou estas duas pessoas que tanto ama: "O meu irmão também é muito corajoso. Mesmo estando preso dentro da cabeça dele, ele está aqui? A vida não é fácil e gostava que, às vezes, não fosse tão difícil… Mas por conhecer este lado da vida, tento esforçar-me para chegar ao outro lado, ao lado da felicidade. Amo-te muito, mãe. Tenho muito orgulho em ti e no Manolinho." 

PUB

Últimas

Pode gostar de ler...

Mais Lidas