Estrelas A mulher do leme. Como Tami, o grande amor de José Mourinho, desistiu de tudo para se dedicar à família e é o grande pilar dos filhos na ausência do pai
José Mourinho, de 62 anos de idade, realizou o seu maior sonho de menino: tornou-se um profissional de futebol e é, há largos anos, considerado um dos melhores treinadores do mundo.
Começou em Portugal e percorreu as mais competitivas ligas do mundo, somando títulos em Inglaterra, Espanha e marcando a sua passagem pelo campeonato italiano e turco. Com uma carreira de prestigio, o 'Special One' - como é por muitos conhecido - amealhou milhões de euros ao longo das últimas décadas. Mas nada teria sido possível se, por detrás deste homem de sucesso, não existisse uma mulher disposta a segurar todas as pontas na vida privada de Mourinho.
E essa grande mulher é Matilde Faria, carinhosamente tratada por Tami, que está ao lado do técnico do Benfica desde tenra idade. José Mourinho e Matilde apaixonaram-se quando tinham apenas 17 anos de idade e casou há quase 40 anos com aquele que, até hoje, acredita ser o grande amor da sua vida.
Nascida em Angola, Tami divide a vida com o setubalense há 45 anos e foi ela quem lhe permitiu ter asas para voar nesta paixão pelo futebol. Deixou tudo em prol da carreira do marido e da educação dos seus dois filhos, Matilde Mourinho - que hoje já é casada - e João Mário, que continua a lutar por um lugar no mundo do futebol como o seu pai.
Enquanto José Mourinho treinou os clubes portugueses, a mulher tentou assegurar sempre a estabilidade dos filhos, mantendo as suas vidas em Setúbal, onde estes estudavam e tinham a restante família e amigos, que mantêm até aos dias de hoje. Setúbal foi sempre casa e até onde hoje viajam sempre que precisam de encontrar alguma paz.
A carreira do 'Special One' crescia e, em 2004, quando foi contratado pelo Chelsea, a família mudou-se de malas e bagagens para Inglaterra. País pelo qual a mulher e os filhos se apaixonaram e onde vivem até aos dias de hoje. Mulher e filhos também viveram em Madrid durante o tempo que Mourinho foi treinador do Real Madrid.
A profissão obrigou a que Mourinho não pudesse estar, muitas vezes, presente em momentos cruciais da vida dos dois filhos e, mais uma vez, foi Tami o porto-seguro dos seus meninos. Mais do que mãe, Matilde Faria tornou-se a confidente e amiga de Matilde Mourinho e João Mário. E é por eles que ainda se mantém em Inglaterra.
Com o marido à frente do clube das águias, Tami continua a dividir-se entre Azeitão e Inglaterra para que nada falte à sua família e como forma de a manter sempre unida apesar da distância. Com a sua vida pessoal assegurada e nas mãos da mulher da sua vida, o treinador consegue depositar todas as forças no futebol e garantir que está concentrado nos melhores resultados com um único objetivo: o de conquistar títulos pelo Benfica.