Estrelas Bronca! RTP volta atrás e recua na contratação de analista político que fez declarações polémicas após onda de críticas
O arranque da RTP Notícias, o renovado canal de Informação da RTP, fica marcado por uma polémica. Uma semana depois de ter reunido a maioria dos seus novos rostos para apresentar os estúdios e as novidades, a direção de informação decidiu recuar numa das contratações.
Gonçalo Sousa, comentador político muito ativo nas redes sociais, iria fazer parte do painel do programa ‘Estado da Arte’, conduzido por Alberta Marques Fernandes, ao lado de Joana Marques Brás e de Rodrigo Moita de Deus. No entanto, tal já não vai acontecer e em causa estão comentários feitos, no passado, pelo influenciador, que geraram uma onda de críticas à estação pela aposta num rosto tão controverso.
“A Direção de Informação da RTP não assinou qualquer contrato com o comentador Gonçalo Sousa. A Direção de Informação da RTP ponderou e reviu a sua posição, após ter tomado conhecimento de alguns comentários feitos no passado pelo próprio, que a Direção de Informação da RTP considera inaceitáveis e Gonçalo Sousa não entrou em funções”, esclarece fonte oficial da estação à TV Guia, acrescentado: “Na sua atual grelha de comentadores, a RTP assegura uma diversidade de opiniões que cobrem todos os quadrantes políticos e sociais.”
Importa recordar que Gonçalo Sousa já fez vários comentários polémicos nas redes sociais em que falou de racismo, feminismo ou até a Covid-19. “Se és mulher e ainda acreditas que ganhas menos do que um homem só por causa do teu sexo, tu não és oprimida, és burra”, foi um deles ou “Se Portugal é assim tão racista porque é que há milhões de negros e indostânicos a tentar cá entrar?”, entre muitos outros.
"Se Portugal é assim tão racista porque é que há milhões de negros e indostânicos a tentar cá entrar?"
Há uma semana, no evento de apresentação das novidades, o comentador falou sobre o novo projeto e estava muito entusiasmado. “Eu acho que podem esperar o melhor destes artistas porque vamos colocar a arte na televisão e não só. Fiquem atentos porque acho que vai valer a pena”, disse.
Para o lugar de Gonçalo Sousa entram Susana Peralta e de Henrique Pinto Mesquita, que se juntam ao painel do programa.