Casa dos Segredos 'Casa dos Segredos'. Heitor não é o único! Os casos da fobia de Michael Jackson
Heitor Nunes, de 24 anos de idade, revelou na gala deste domingo da 'Casa dos Segredos', que é a ele que pertenece o segredo "Sofro de Michaelfobia", uma fobia a Michael Jackson. O concorrente explicou como surgiu na sua vida este medo, que, esclarece, não é à música, mas à imagem que criou da pessoa, tanto que nem conseguiu olhar quando a foto do cantor apareceu no seu ecrã.
"Obviamente que é uma pessoa super conhecida mundialmente e, na altura do seu falecimento, foi quando comecei a ter acesso à imagem na tv, nas noticias. Nesse momento tinha 9, 10 anos, e suscitou-me curiosidade de investigar, ver vídeos, saber quem era, etc. Eu via todos os vídeos, porque havia muito a ideia de que não tinha falecido e que era "apanhado" em vídeos em Paris. Consumia muito todos esses vídeos, tive acesso às polémicas de vida e carreira. Ficou muito presente na minha cabeça", começou por dizer, após ser questionado por Cristina Ferreira.
"A partir daí comecei a ter pesadelos constantes. Foi nesse momento que comecei a ter medo do escuro, de dormir sozinho, tinha pesadelos iguais, que acontecem da mesma maneira: de que me vinha buscar e que ia aparecer na minha casa", elaborou, acrescentando: "Sim, contei aos meus pais. Tinha muito medo de dormir sozinho e do escuro, precisava de dormir com alguém, era muito medricas."
"O cérebro confunde o que é uma fantasia com a realidade"
"Recorri a pessoas que me podiam ajudar. A partir do momento em que os pesadelos são constantes, o cérebro confunde o que é uma fantasia com a realidade. Tinha tantos pesadelos com aquilo, que começou a ser real na minha cabeça. Obviamente sabia que não era. (...) Nunca fiz terapia. (...) Nunca falei com ninguém, simplesmente recorri a internet para pesquisar se era normal. Muita gente tinha desenvolvido este tipo de fobia, mas nunca falei com ninguém. Quando percebi que era a minha cabeça a confundir os sonhos com a realidade, ajudou-me", concluiu.
No mundo digital, é possível encontrar vários casos semelhantes àquele relatado aqui por Heitor. Uma utilizadora do TikTok relata, por exemplo: "Desde que me lembro, tive a maior fobia do Michael Jackson e nunca ninguém pensou que estava a falar a sério. Todas as noites, durante 19 ou 20 anos, tinha de dormir com a porta do armário toda à noite porque tinha medo que o Michael Jackson saísse de lá a meio da noite. (...) Quando vejo uma foto da cara dele, vou literalmente ter pesadelos."
Outro caso, em 2022, chegou a ser destaque nos meios de comunicação norte-americanos, quando uma pessoa com esta fobia acidentalmente presenciou um espetáculo de tributo à voz de 'Thriller'.
Também do Brasil chegou um vídeo que relata este medo de Michael Jackson, quando uma internauta descreveu ter tido medo do artista durante vários anos.