Barra MediaLivre
PUB
Junte-se a nós:

"TV Guia: As últimas notícias, novidades e entretenimento sobre televisão. Saiba tudo sobre as suas séries, novelas e estrelas favoritas"

1/5
2/5
3/5
4/5
5/5

Estrelas Da morte da mãe com Alzheimer à chegada da música à sua vida: a incrível história de Rafael Alves, o vencedor do The Voice Portugal

05 de Janeiro de 2026 às 08:08
Candidato da mentora Sónia Tavares é a nova voz de Portugal e tem um percurso de vida muito particular
seguir:
Tiago Henriques
The Voice
The Voice Portugal
Mãe
Morte
Alzheimer
Rafael Alves
Sónia Tavares
Vencedor

Chegou ao fim mais uma edição do ‘The Voice Portugal’. Após semanas de intensa competição, Rafael Alves, de 28 anos de idade, sagrou-se o grande vencedor e deu a vitória à mentora Sónia Tavares. Vai agora ter um contrato discográfico com a editora Universal e levou ainda para casa um carro.

PUB

Com uma voz particular e uma sensibilidade que fez virar as quatro cadeiras nas Provas Cegas, Rafael Alves tem a música presente na sua vida desde sempre. Em miúdo, em longas viagens de carro pelo país, fazia sempre questão de escolher os Cds que colocavam a dar e já aí despertava um gosto particular por esta área. Ainda assim, o pai não queria que seguisse uma vida ligada às artes e foi a mãe, às escondidas, quem o inscreveu em artes e por lá ficou. Acabou por se formar em Arte e Multimédia na Faculdade de Belas Artes e foi ainda enquanto estudante que deu largas ao gosto pela música.

1/5
2/5
3/5
4/5
5/5

Fez parte da tuna universitária de Belas Artes, mas ao mesmo tempo que tinha um gosto imenso pela música, o medo também o dominava. Aliás, assegura mesmo que ao longo da sua vida houve sempre algo que lhe tirava a confiança na hora de cantar. Todavia, há um ano, inscreveu-se em aulas de canto em Benfica e a sua vida voltou a mudar. Foi, de resto, a vocal coach Inês Monstro quem o incentivou a entrar no ‘The Voice Portugal’.

O seu percurso no talent show foi impressionante e, na gala de 14 de dezembro, protagonizou um dos momentos mais arrepiantes desta temporada. Subiu ao palco para cantar o tema ‘Memória’, de Carminho e Rosalía, e fê-lo com um objetivo muito especial: homenagear a mãe, que morreu em 2024, vítíma de Alzheimer. É, de resto, à sua grande inspiração quem dedica também a vitória no ‘The Voice Portugal’.

PUB

Agora só quer continuar este percurso especial e vingar no mundo da música. O primeiro passo está dado.

PUB
Newsletter Diária

As principais notícias do dia sobre a vida dos famosos, em Portugal.

PUB
PUB
Deseja receber notificações?
Cancelar Continuar