Festival da Eurovisão Depois da polémica em Portugal e em risco de eliminação da Eurovisão, o que é que os NAPA já ganharam com o Festival?
Diogo Góis, Francisco Sousa, João Guilherme Gomes, João Lourenço Gomes e João Rodrigues tinham uma vida, aparentemente pacata, até ao início deste ano. Madeirenses ‘deslocados’ a viverem no continente, são os elementos dos NAPA, a banda que este ano conquistou uma polémica vitória no ‘Festival da Canção’ e começou por se reunir numa garagem na 'Pérola do Atlântico'. Do grupo fundador, que até tinha outro nome, os Men on The Couch, restam apenas dois elementos. Hoje, dois álbuns depois, chegam a um palco mundial. E a verdade é que o troféu e a responsabilidade de representarem Portugal no ‘Festival da Eurovisão’ mudou para sempre a vida destes cinco amigos.
É já esta terça-feira, 13 de maio, que sobem ao palco da semifinal do certame em busca de conquistarem o passaporte para a grande final. Nas Casas de Apostas, continuam em quebra e há quem acredite que apenas um milagre os poderá levar até à última eliminatória, mas mesmo que isso não aconteça, os madeirenses já lucraram – e bastante – com este marco nas suas carreiras.











Os NAPA são, de resto, uma das maiores provas da importância que as redes sociais representam hoje para o certame do canal público. Ainda nem tinham atuado no palco do ‘Festival da Canção’ e já o tema ‘Deslocado’ dava que falar na rede social Tik Tok. No Spotify, tornou-se numa das músicas mais ouvidas. E não apenas a nível nacional. Para além disto, mostraram a sua música ao mundo e até já anunciaram a estreia em duas grandes salas nacionais: o Coliseu do Porto, a 24 de janeiro de 2026, e o Coliseu dos Recreios, em Lisboa, a 30 de janeiro de 2026.
Não obstante tudo isto, uma grande cadeia de fast food ainda os contratou não só para usar a música ‘Deslocado’ numa campanha publicitária como para protagonizarem o mesmo anúncio, algo que nunca antes havia acontecido com um tema do ‘Festival da Canção’. Por tudo isto, e mesmo que fiquem pelo caminho, os NAPA já muito ganharam com esta projeção mundial.