Estrelas Do Alzheimer aos "500 problemas de saúde": Alexandra Lencastre tem os pais a viver consigo
Quando não está a trabalhar, Alexandra Lencastre, que, nesta quinta-feira, comemora o seu 59.º aniversário, dedica-se aos seus pais, que vivem consigo na sua nova casa em Sintra. A primeira a mudar-se para o lar da atriz foi a mãe, Maria Alencastre Telo, de 84 anos, que sofre de Alzheimer. Mais recentemente, o pai, Jacinto Teodósio Pedrosa (81), também se mudou de malas e bagagens para perto da filha. "O meu pai tem 500 problemas de saúde, mas de vez em quando apanho-o a beber um whisky, a fumar uma cigarrilha e a ler um livro", conta, em exclusivo à TV Guia.
Ao contrário da progenitora, o pai ainda é bastante autónomo. "Lida muito bem com as suas questões e é muito independente. Vai ao médico sozinho, diz como está. Se ele morrer, cinco minutos antes avisa", diz, entre risos.
"O meu pai tem 500 problemas de saúde, mas de vez em quando apanho-o a beber um whisky, a fumar uma cigarrilha e a ler um livro"
A atriz de ‘Cacau’, da TVI, afirma que a mudança dos pais para Sintra até lhes deu outra vida e tornou-os mais saudáveis. "Emagreceram os dois imenso porque caminham muito mais. Engordaram na pandemia porque ficaram muito tempo em casa. Vivem comigo e têm outra agilidade. Eu, dos três, sou a que tem mais dores", relativiza.
Apesar da doença da mãe, que lhe tem roubado a memória, a atriz revela que há algo de que Maria Alencastre continua a não abdicar: de cuidar de si. "Há coisas que ficam e ela tem a memória do prazer, de se cuidar... Gosta de vestir coisas confortáveis, se as unhas não estiverem pintadas é porque alguma coisa está mal, penteia-se e usa brincos e colares de pérolas."
Leia toda a história na TV Guia desta semana, já nas bancas, ou na versão digital, aqui.