Estrelas Herman José recorda momento de maior tristeza de Júlia Pinheiro
Herman José, de 70 anos de idade, recebeu Júlia Pinheiro no programa 'Cá Por Casa', da RTP1. No decorrer da conversa, e depois de abordar um problema recente de saúde de Cláudia Nayara, outra das convidadas do episódio, relembrou o momento em que viu a apresentadora da SIC com o espírito mais em baixo.
"A saúde na nossa vida são sempre desafios terríveis. A minha querida Júlia, o momento em que a vi mais triste e desaustinada foi quando uma das tuas filhas estava numa luta… mas sofreste que nem uma louca", disse o anfitrião do formato da estação pública, referindo-se à batalha de Matilde contra a anorexia
Júlia Pinheiro confirmou que se tratou de um momento delicado, mas mostrou felicidade por a família ter conseguido dar a volta por cima: "Foi aqui nesta casa, nessa altura fazia cá um programa, ainda estava na TVI. Estava a vir aqui ter convosco e estava a lembrar-me como já lá vão quase duas décadas e como foi muito difícil. Em família e com o esforço todo, todos ultrapassámos e hoje estamos bem."
Em 2016, em declarações à aplicação 'Júlia – de bem com a vida', citadas pela 'TV 7 Dias', afirmou: "O caso da Matilde eclode quando ela tinha 12 anos. Foi numa gala da TVI em que as crianças iam cantar. Foi por esses dias que percebi que alguma coisa estava mal. (...) Ela tinha um caso insipiente já muito avançado de anorexia nervosa. Foi um cataclismo, uma espécie de vertigem. Tinha um abismo à frente." Anos mais tarde, a outra filha, Carolina, acabaria por atravessar o mesmo problema, tendo estado internada. Contudo, felizmente, ambas acabaram por ultrapassar este perigoso obstáculo.