Estrelas Luto. Sofia Alves chora morte do ator Luís Alberto: "Vai deixar muitas saudades"
Morreu, na madrugada desta sexta-feira, 26 de setembro, o ator Luís Alberto, aos 91 anos, deixando de luto todo o panorama artístico nacional. O anúncio foi feito pela Casa do Artista, num comunicado.
"Marcou pelas inúmeras interpretações no teatro, na televisão e no cinema nacional. Começou a representar, por acaso, a convite de Varela Silva e depressa subiu ao palco do Teatro Nacional pela mão de Amélia Rey Colaço. Era já ator quando foi para o Conservatório Nacional, convicto de que era necessário estudar a profissão que queria exercer o resto da vida. Estreou-se em 'O Morgado de Fafe' (1962)", pode ler-se, no início de uma retrospetiva sobre o seu percurso.
Luís Alberto surgiu em dezenas de produções, entre cinema, teatro e novelas, venceu um Globo de Ouro em 2003 na categoria de Melhor Ator pela peça de teatro 'Copenhaga', e ainda foi fundador do Teatro da Proposta.
Sofia Alves foi uma das caras da tristeza generalizada com esta perda. A atriz que interpretou a personagem filha da de Luís Alberto em 'Sangue Oculto', da SIC, deixou uma dedicatória ao artista.
"Cruzámo-nos pela primeira vez em trabalho já lá vão mais de 30 anos... Foi sempre um grande profissional, um grande amigo e que vai deixar a todos nós muitas saudades. Obrigada por tudo, meu querido Luís, até sempre", escreveu.