Estrelas Madalena Almeida, estrela do Taskmaster, explica como "fugiu" às novelas... até integrar produção da SIC
Aos 28 anos, Madalena Almeida é uma das estrelas da nova geração de atores. Depois de se evidenciar em 'Pôr do Sol', da RTP1, integra agora o elenco da nove temporada de 'Taskmaster'. A carreira da jovem atriz tem uma particularidade: desde 'Golpe de Sorte', entre 2020 e 2021, que não voltou a fazer novelas, situação que não é comum no panorama nacional, optando, ao invés disso, por surgir em várias séries, como 'Praxx', da Opto, ou 'Situações Delicadas' e 'Espias', da RTP, ou filmes. Ainda assim, foi nas novelas que iniciou o seu percurso com 'Santa Bárbara'.
Inquirida sobre este tema no podcast 'No Último Episódio', a intérprete começou por afirmar: "Gostava muito que as novelas continuassem a existir, porque empregam uma catrefada de gente, dão trabalho a muitos atores e equipas. Acho que é um conforto, porque onde é que um ator tem oito meses de contrato a receber aquele valor ao fim do mês todos os meses."
"Não é o meu caso, mas quando tens filhos e uma vida para gerir, é um conforto que é muito difícil de comparar mesmo com o cinema, porque os projetos são curtos. No filme que estive a fazer com o João [Canijo], tivemos dois meses a rodar e mais quatro meses e meio de ensaios", acrescentou a atriz, que depois ressalva: "Foi tudo espaçado, tive de trabalhar no meio, senão não sobrevives e a novela ocupa esse lugar. Percebo que existam muitos atores que gostem mesmo de fazer novelas até pelo formato em si, porque aquilo é um ginásio. É preciso uma capacidade de adaptação e improviso que tem a ver com habituares-te a esse ritmo."
E, afinal, porque Madalena Almeida não tem surgido neste género de produções? Eis a explicação: "Eu tive a sorte de começar a ter séries quase em cadeia, foram surgindo vários projetos em que terminava um e começava outro, a minha avó pergunta muita vez quando é que vou fazer uma novela, porque era um dinheirinho certo. Eu penso que sim, podia ter mais dinheiro, estar aqui a fazer o meu PPR pessoal, mas a oportunidade de fazer projetos diferentes com pessoas diferentes tem mais valor e fui escolhendo ir por aí."
No entanto, proximamente, irá integrar, ainda que de forma breve, a novela 'Páginas da Vida', remake da original da Globo que irá ser emitida na SIC, onde dará vida a Nanda, que, tal como na versão brasileira, morrerá na fase inicial da trama: "Agora vou fazer uma perninha, vou um mês fazer novela e depois vou-me embora porque morro logo no início."