Estrelas “Não teve nada do seu lado”: Frederico Varandas assume culpa no fracasso de João Pereira como treinador do Sporting
Quase um ano depois, há novas revelações sobre a polémica passagem de João Pereira, de 41 anos de idade, como treinador do Sporting. O ex-jogador do clube assumiu a equipa depois de Ruben Amorim rumar ao Manchester United e mal aqueceu o lugar.
E é no documentário ‘The Winner Takes It Al’”, que mostra imagens dos bastidores leoninos da temporada 2024/25, que se volta a falar do assunto. Apesar de João Pereira não prestar qualquer declaração, é o Presidente do clube, Frederico Varandas, quem recorda este momento do Sporting.
E faz mesmo questão de destacar o inferno que o treinador viveu. “Olhando hoje para trás, o João sofreu muito, muito, porque, de facto, há uma coisa que eu não estava preparado, que é o impacto emocional. Houve um momento de luto, de saída do treinador, cada um a resolver o seu luto no seu timing, mas a verdade é que se exigiu ao João Pereira tudo o que o Amorim fazer”, começa por destacar.
"No dia em que o João saiu todo o grupo, todo o staff sentiu peso de consciência. O João saiu muito por culpa nossa"
Aliás, Frederico Varandas não esconde que esta foi uma situação “natural”, até porque “era muito difícil voltar para trás e não mexer, não inventar.” O mais curioso é que “toda a gente adorava o João, mas não estávamos de facto preparados, prontos, para aceitar um João Pereira 100% com as suas ideias”, assume.
Para além disso, o presidente acredita que, “de facto o João não teve nada do seu lado” e que “toda a gente aqui fez o luto do Amorim no período do João Pereira.” “E o próprio grupo sentiu peso na consciência, no dia em que o João saiu todo o grupo, todo o staff sentiu peso de consciência. O João saiu muito por culpa nossa, por não conseguirmos fazer esse luto", aponta.
Apesar de tudo, o antigo treinador seguiu com a sua vida e está hoje na Turquia. Recentemente, a mulher, Natacha Esmail fez uma declaração de amor em que deixou exposto todo o sofrimento pelo qual o seu grande amor passou durante esta fase da sua carreira.