Barra MediaLivre
PUB
Junte-se a nós:

"TV Guia: As últimas notícias, novidades e entretenimento sobre televisão. Saiba tudo sobre as suas séries, novelas e estrelas favoritas"

Sofia Ribeiro, Hell's Kitchen
1/12 - Foto : Divulgação SIC Sofia Ribeiro, Hell's Kitchen
Sofia Ribeiro, Marco Costa, Hell's Kitchen
2/12 - Foto : Divulgação SIC Sofia Ribeiro, Marco Costa, Hell's Kitchen
Sofia Ribeiro, Ljubomir Stanisic Hell's Kitchen
3/12 - Foto : Divulgação SIC Sofia Ribeiro, Ljubomir Stanisic Hell's Kitchen
Sofia Ribeiro, Globos de Ouro 2024
4/12 - Foto : Ricardo Ruella Sofia Ribeiro, Globos de Ouro 2024
5/12 - Foto : Ricardo Ruella
Sofia Ribeiro
6/12 Sofia Ribeiro
Sofia Ribeiro
7/12 Sofia Ribeiro
Sofia Ribeiro
8/12 Sofia Ribeiro
Sofia Ribeiro
9/12 Sofia Ribeiro
Sofia Ribeiro
10/12 Sofia Ribeiro
Sofia Ribeiro
11/12 Sofia Ribeiro
Sofia Ribeiro
12/12 Sofia Ribeiro

Estrelas O trabalho na adolescência e o sonho destruído: o passado de Sofia Ribeiro nas cozinhas antes do 'Hell's Kitchen'

14 de Outubro de 2024 às 18:44
Atriz tem sido uma das concorrentes mais confiantes na arte culinária do programa de Ljubomir Stanisic

Sofia Ribeiro, de 40 anos de idade, integra o lote de concorrentes da segunda temporada do 'Hell's Kitchen Famosos', da SIC, tendo demonstrado nos dois primeiros episódios os seus dotes culinários.

PUB

A atriz menciona por várias ocasiões o seu passado enquanto ajudante de cozinha, quando tinha apenas 14 anos, e até já frisou que há certos pratos que lhe levam à memória esses tempos. A estrela de 'Senhora do Mar' teve uma infância difícil, algo que potenciou esta estreia precoce no mundo laboral, todavia sempre mostrou algum carinho por estas recordações.

"Era dos momentos mais felizes da minha vida porque ali comi coisas que nunca tinha comido na vida e levava imensa comida para casa", descreveu, no 'A Tarde É Sua', em 2020. No ano anterior, tinha batido à porta do local onde era situado o estabelecimento, no Bairro Alto, em Lisboa, incentivada pelo namorado à altura, João Almeida Henriques. Curiosamente, o que era o restaurante passou a ser parte de uma cozinha de apoio ao 100 Maneiras, de Ljubomir.

"Ele tocou à porta, porque eu não tive coragem e perguntou se eu podia entrar. 'Ela já trabalhou aí'… O senhor que lá estava, simpaticamente deixou-me espreitar. O restaurante, que foi o meu primeiro trabalho aos 14 anos, é agora um armazém de um outro restaurante. Que viagem!…Não fazia ideia que ainda existia. O balcão e a cozinha continuam iguais", escreveu, na altura, nas redes sociais.

"Aqui, descasquei um dedo, corri da cozinha para a rua passando pelo meio dos clientes, aos gritos feita parva, porque vi uma barata que mais parecia a mãe das baratas todas! Trabalhei das 10h à 1h da manhã feita doida, comi como nunca e ganhei um dos meus grandes amores para a vida, a cozinha. A vida sabe o que faz!", concluiu Sofia Ribeiro.

PUB

Estas memórias deixaram-na com o 'bichinho' da restauração e geraram o sonho de ter o seu próprio local, concretizado em 2019, com a inauguração do 'Filosofia', também na capital. "Desde os sete anos que cozinho. A minha mãe ensinou-me muita coisa e o bichinho ficou desta primeira experiência profissional. Não sobrava tempo para pôr este sonho em prática, mas sempre foi um objetivo abrir um dia o que chamo hoje de o prolongamento da minha sala de jantar", afirmou à 'NiT', na altura.

A decisão de finalmente colocar em marcha o projeto com o qual sonhava deu-se na altura mais difícil da sua vida, quando lutava contra um cancro: "Tem sido muito difícil pôr em prática este meu projeto. Até que chega uma altura em que fico doente. E a minha vida virou-se de pernas para o ar. Uma coisa nós temos certo, um dia vamos morrer todos, mas de repente, do dia para a noite, essa possibilidade ser mais possível é assustador e deixa-nos a pensar em tudo, a pôr em causa uma série de coisas, a repensar na nossa vida, no nosso caminho, no que é que ainda temos por viver, os sonhos que ainda temos por concretizar... E foi aí que o 'Filosofia' começou a nascer. Cheguei a uma altura que disse que chegava de adiar sonhos, objetivos, projetos."

Infelizmente, o sonho acabou por ser sol de pouca dura e tudo devido... ao timing. Isto porque pouco mais de um ano depois da abertura das portas, estas e a de todos os restaurantes pelo país fora foram forçadas a fechar, por força da pandemia de covid-19. Em setembro de 2020, nas redes sociais, lamentou: "Sim, o ‘Filosofia’ encontra-se fechado e neste momento sem perspetivas de reabrir. (...) Estava tudo a correr muito bem, as perspetivas eram as melhores, era um projeto vencedor mas, infelizmente, não estávamos preparados para aquilo que o País e o mundo está a viver. Ainda para mais quando falamos de restauração."

PUB

À imprensa, na apresentação da novela 'Amar Demais', disse que a situação não era definitiva, mas as dificuldades financeiras do espaço ditariam mesmo o fim definitivo, anunciado só dois anos depois, na etapa final da fase de maior luta contra o cenário pandémico, ano que ficou marcado pelo adeus às máscaras obrigatórias.

"O 'Filosofia' estava aberto há um ano e meio, por isso, tudo aquilo que tínhamos conseguido ganhar foi para pagar ordenados até quando não deu mais. Ainda fiquei a pagar salários, mesmo depois das minhas obrigações, porque não conseguia deixar as pessoas, visto que estava tudo sem trabalho. Então, arrastei enquanto pude. Por um lado, o meu coração e consciência estão completamente tranquilos em relação a isso, mas depois, pelo lado da empresária, rebentei com o fundo de maneio que tínhamos", referiu à 'Vidas', na altura.

Agora, através do 'Hell's Kitchen', volta a entrar numa cozinha, perante o exigente crivo do chef Ljubomir Stanisic, e, no formato, é visível a felicidade da intérprete ao reencontrar-se com um passado que lhe traz todo o tipo de memórias. "Gostava muito de também poder inspirar as pessoas a fazer uns petiscos ainda mais deliciosos", disse, na apresentação.

PUB
Newsletter Diária

As principais notícias do dia sobre a vida dos famosos, em Portugal.

PUB
PUB
Deseja receber notificações?
Cancelar Continuar