Barra MediaLivre
PUB
Junte-se a nós:

"TV Guia: As últimas notícias, novidades e entretenimento sobre televisão. Saiba tudo sobre as suas séries, novelas e estrelas favoritas"

1/7
2/7
3/7
4/7
5/7
6/7
7/7

Festival da Eurovisão Quer ver o Festival da Eurovisão e ainda não percebeu a mecânica da competição? Aqui está o guia para esclarecer todas as dúvidas

17 de Maio de 2025 às 14:00
Os NAPA sobem ao palco na noite deste sábado e a TV Guia explica-lhe tudo o que tem que saber para entender o festival
seguir:
Tiago Henriques
Eurovisão
NAPA

É já este sábado, 17 de maio, que a RTP1 transmite, a partir das 20h00, a 69ª edição do ‘Festival da Eurovisão’. Em direto da arena St. Jakobshalle, em Basileia, na Suiça, os portugueses NAPA vão defender as cores nacionais e tentar repetir o feito de Salvador Sobral em 2017 quando venceu o certame que se realizou em Kiev, na Ucrânia.

PUB

O ‘Festival da Eurovisão’ é a competição de música mais antiga do mundo e começou em 1956 precisamente na Suiça. Nessa primeira edição, participaram apenas sete países: Alemanha, Bélgica, França, Holanda, Itália, Luxemburgo e o país anfitrião, que se tornou no grande vencedor. Ao longo do tempo, já houve várias modificações na mecânica do formato.

E é a pensar em todos aqueles que querem assistir ao certame, mas que nem sempre sabem regras e curiosidades que a TV Guia reuniu um guia para entender melhor o ‘Festival da Eurovisão’.

São 26 os países ainda a concurso. A banda portuguesa será a 21ª a subir ao palco. Curiosamente, há um ano, o cantor suiço, Nemo, também atuou na mesma posição e acabou por tornar-se no grande vencedor. A votação para escolher o vencedor é simples: 50% baseia-se na apreciação do voto de um júri nacional de cada país, os restantes 50% no televoto do público de cada país. São 37 os países a votar – aos 26 ainda em competição, juntam-se os 11 que já foram eliminados nas semifinais.

PUB

E se os espectadores só podem votar depois de as 26 canções subirem ao palco, o júri já votou previamente. Aconteceu na noite desta sexta-feira, 16 de maio, durante um espetáculo intitulado ‘Jury Show’, em que os concorrentes sobem ao palco tal como farão na noite deste sábado. Aliás, um dado curioso é que o ‘Festival da Eurovisão’ é um dos espetáculos ao vivo mais ensaiados de todo o mundo. Nada pode falhar e cada delegação repete até os planos escolhidos previamente.

1/14
2/14
3/14
4/14
5/14
6/14
7/14
8/14
9/14
10/14
11/14
12/14
13/14
14/14

Ainda no campo das votações importa referir que existe uma votação online intitulada Resto do Mundo que funciona como uma trigésima oitava votação no televoto. Esta votação já está aberta desde a noite de sexta-feira, mas somente os habitantes fora dos 37 países que participaram este ano podem votar.

Portugal venceu uma única vez o concurso, mas ainda hoje faz parte da história. É que em 2017, Salvador Sobral conquistou a maior pontuação de sempre de um vencedor: 758 pontos com a música “Amar Pelos Dois”. Ainda hoje, é a recordista.

PUB

Há cinco países com presença garantida em todas as finais, os chamados ‘Big 5’: Espanha, Reino Unido, França, Itália e Alemanha. São eles os que mais contribuem para a EBU (União Europeia de Rádio Difusão). A estes cinco junta-se sempre o país anfitrião. Em cada uma das semifinais, foram escolhidos, apenas pelo voto do público, dez países.

Mesmo não fazendo parte da Europa, a Áustrália é concorrente do certame desde 2015, quando foi convidado a participar por ocasião do 60º aniversário da Eurovisão. Tudo se deveu ao facto de ser um concurso muito popular naquele país. Ainda hoje se mantém, mas está fora desta final depois de não conseguir o passaporte.

Em palco, cada país pode ter até seis artistas, uma regra que existe desde 1971. Até então, só eram permitidos solos ou duetos. Animais continuam a não ser permitidos.

Outra das curiosidades é que, neste momento, Irlanda e Suécia estão empatados com o maior número de vitórias: sete. A Ucrânia, desde que participa e que há semifinais, nunca falhou uma final.

PUB
Newsletter Diária

As principais notícias do dia sobre a vida dos famosos, em Portugal.

PUB
PUB
Deseja receber notificações?
Cancelar Continuar