Estrelas Sofia Alves fala do risco de perder a visão
Sofia Alves, de 50 anos de idade, passou por momentos extremamente delicados a nível de saúde, quando lhe foi diagnosticado herpes zóster, também conhecido por zona, durante as gravações de 'Sangue Oculto', da SIC.
Nesta terça-feira, dia 4, a atriz relatou, no programa 'Júlia', o medo que teve de perder a visão e o sofrimento causado pela doença. "Comecei com dor de pele, o que é algo estranho. (...) Foi mesmo muito mau, começou a manifestar-se e de repente, num espaço de dois dias, estava completamente afetada, apanhou-me o olho e pode levar à cegueira, foi dramático", confessou Sofia Alves. "Temos bons médicos e conseguiram identificar. Perceberam logo que só podia ser zona, mas o problema é que estava alojado dentro da vista. Aquelas borbulhas todas dentro da vista. Tinha a sensação de queimar, como se fosse uma queimadura de cigarro. Pode aparecer em qualquer parte do corpo", acrescentou a intérprete, que vai integrar o elenco da próxima novela, 'A Promessa'.
"Quando apareceu, ficámos muito aflitos. O tratamento foi longo, tive uma sorte extraordinária de ter um médico (...) que disse: ‘Está tudo bem, mas tem de reforçar, porque se não vai ficar sem a vista, tome mais isto e isto.’ Eu nem abria o olho. (...) Estava assustadíssima com o sofrimento, era muito doloroso. Parecia que tinha levado um tiro. Foi quase até ao osso, é uma sensação terrível", contou.
Sofia Alves refere que chegou mesmo a pedir a Daniel Oliveira para a retirarem da novela, dada a gravidade da situação: "Pensei que ia perder a visão, via vultos, mas não conseguia definir. (...) Disse: 'Por favor substituam-me, isto é tão grave, que não tenho capacidades, a pele não consegue regenerar tão rápido assim. O meu lugar está à disposição, gosto da novela, mas percebo e aceito e acho justo que coloquem outra atriz no meu lugar. O Daniel disse: 'Nem pensar, vamos esperar por ti.' Quando voltei, ainda estava com uma ferida muito grande e não havia hipótese nenhuma a não ser com efeitos especiais, a novela inteira foi feita com retoques de efeitos especiais nas cenas todas era tudo retocado, o olho, a testa. Foi incrível o trabalho da equipa médica comigo."
"Pensei que ia perder a visão, via vultos, mas não conseguia definir"
Posteriormente, conseguiu recuperar, ficando todavia com uma cicatriz causada pela zona: "Era dor e era a preocupação da vista porque me disseram que, se perdesse a vista, tinha de fazer uma operação para pôr um olho de vidro. Eu disse: ‘Não pode, não me vai acontecer. Não aceito, vou ficar boa’. E fiquei boa."