Estrelas Surpreendente! Daniel Oliveira revela quem é o ator por trás do sucesso do 'Alta Definição'
Daniel Oliveira, de 43 anos de idade, abordou o sucesso do seu programa 'Alta Definição', que conduz desde julho de 2009, e já conta com mais de seis centenas de entrevistas, com o lote de convidados a contar com nomes como Cristiano Ronaldo, Fernando Mendes, Eusébio ou... ele próprio.
Hoje, já tendo subido a hierarquia da SIC até ser diretor de Programas, foi questionado por Francisco Pedro Balsemão, CEO do canal, sobre os motivos para o êxito deste formato, no podcast 'Geração 80', e surpreendeu ao indicar o nome de um ator como decisivo.
"Acho que a forma como o programa surgiu e o facto de termos tido ao segundo programa o António Feio, que de alguma forma nos ajudou a perceber o que é que poderia ser o programa", admitiu Daniel Oliveira, mencionando o artista que faleceu em 2010, aos 55 anos.
"O tom e o facto de o convidado conduzir de alguma forma a conversa, de não invadirmos portas que ele não quer abrir, e também trazer uma linguagem nova, que passava por ter uma entrevista em que tudo é muito editado, em que não há tempos mortos", acrescentou o marido de Andreia Rodrigues.
"O António Feio ajudou-nos a perceber o que é que poderia ser o programa"
Nesta mesma conversa, desvendou como surgiu a mítica pergunta que fecha todas as entrevistas, 'O que dizem os teus olhos?': "É da minha autoria. Tem a ver com o facto de quer o Luís Andrade, na RTP, quer o Nicolau Breyner, quer o Raul Cortez, dizerem que na televisão nós não conseguimos ser quem não somos e, portanto, que o olhar transmitia sempre qualquer coisa, mesmo que alguém fosse muito dotado oralmente."
"Quando fizemos a pergunta, não sabíamos que ia durar ou ficar como ficou. Fazíamos a pergunta e queríamos ter uma pergunta que encerrasse, em que o convidado colocasse uma assinatura no final da entrevista", concretizou o diretor de Programas da estação de Paço de Arcos.