Estrelas Surreal! Atriz da SIC teve de ir à casa de banho a meio do parto
Mariana Cardoso tem apenas 20 anos de idade e, em 'Flor Sem Tempo', encarna Vera Valente. Agora, em entrevista à TV Guia, revela tudo sobre como foi ser mãe de um bebé – Jorginho – sem nunca ter tido filhos ou sequer pensado no assunto: "Vivi muitas emoções com este bebé e gravidez. Estava supernervosa! Estudei muito, porque não sou mãe. Estava com medo, mesmo após já ter o bebé, de não ser real e de as mães toparem e de não se identificarem, por se notar que eu não sei."
Apesar de a maternidade, para si, ser um assunto que "ainda está longe", a atriz deixou-se guiar pelo instinto, embora com pesquisa: "É uma questão de instinto materno. Estudei todas as questões dos partos, da negação na gravidez. Fui para uma associação de mães adolescentes e sem condições financeiras e fui cuidar de bebés. Elas iam às consultas com psicólogas e eu cuidei dos bebés. Foi o que fiz de mais real."
Mariana Cardoso relata à mesma revista, mais em pormenor, as cenas do parto e explica como terminou as gravações da novela da SIC: "O parto foi fisicamente intenso, desgastante! Adorei, mas, eh pá, até saí de lá sem voz! O parto é uma coisa tão primária, que não há muito para estudar. É uma coisa animalesca, primária e primordial. O parto é daquelas coisas em que temos de pensar menos."
A dar à luz um filho, na ficção, a atriz nem teve tempo para pensar: "Foi: ‘Grita, faz força’. Depois punham-me suor, eu estava com um ar... Tive de ir à casa de banho a meio do parto [risos]. Andei a vaguear pelo estúdio toda suada, toda nojenta." Já com o bebé real nos braços, a coisa também não foi fácil: "As primeiras vezes entrei em pânico. Sou desastrada, imaginem que o deixava cair?
As cenas da família Valente, em 'Flor Sem Tempo', são intensas e, por isso, a ligação de Mariana ao seu núcleo [Bárbara Branco, João Maneira e Maria João Bastos]"é para a vida". "Gostamos uns dos outros. Temos grupo do WhatsApp e estamos sempre a mandar vídeos malucos. Até o Albano [Jerónimo], que saiu há uns meses, está sempre ligado."