Estrelas Tomás Taborda foi humilhado por homem de 50 anos na rua e tudo por causa das suas roupas
Tomás Taborda, de 22 anos de idade, manifestou a sua insatisfação ao ter sido insultado por duas ocasiões por causa das roupas que usava, e partilhou um vídeo em que deixou conselhos a quem sofre ofensas por causa da sua identidade.
"No espaço de duas semanas tive duas situações em que fui extremamente ofendido pela roupa que estava a usar. Numa delas, foi num ambiente seguro, por isso também demonstra que estes perigos existem em qualquer lugar, foi por um homem de 50 anos, fui ver e ele tinha filhos, o que era ainda mais preocupante. Outra, foi por um rapaz de 22 anos na noite, o que também é preocupante. Preocupante, porque os miúdos de hoje são os adultos de amanhã e os adultos de hoje são os pais dos miúdos de amanhã", começou por dizer o ator de 'Morangos com Açúcar', da TVI.
"Se este tipo de comportamentos é normalizado, isto vai continuar a ser recorrente. Esse homem que teve esse comentário comigo, se me diz isto a mim, que não me conhece de lado nenhum, provavelmente o que dirá em casa será muito pior, a casa que deveria ser um lugar seguro para as crianças poderem crescer de forma livre. Se vocês querem ser pais, tios, avós… estas coisas precisam de ser desmistificadas", acrescentou o intérprete.
"É preciso ter em conta que estes comentários não é só um comentário sobre a forma como alguém se veste ou sobre a aparência ou a forma como se expressa, é um comentário que magoa muito quem ouve este tipo de coisas, principalmente em jovens ou crianças. Eu, desde que me lembro, ouço este tipo de comentários, isto acabou por atrasar um processo que poderia ter sido muito mais facilitado", lamentou o jovem.At
"Façam o que quiserem, usem o que vos apetece, ajam da forma que querem, não devem nada a ninguém"
"Eu falo como pessoa extremamente privilegiada, cresci num ambiente de bastante amor e liberdade, em que me foi permitido brincar ou vestir o que quisesse, mas eu próprio por coisas que via na escola, preferia ir por um caminho que não era o que eu queria, para não levar com um certo tipo de coisas", disse ainda Tomás Taborda.
"O que leva a alguém a achar que pode ir ter com outra pessoa e ofendê-la só porque não concorda com o que ela está a vestir? Isto não é uma questão de liberdade individual, porque invasão de liberdade individual estão vocês a fazer quando me insultam por algo que quero usar. Sou 100% a favor de que não nos podemos calar e que nos devemos defender, temos é de ter cuidado porque efetivamente nunca sabemos o que nos podem fazer. Infelizmente há pessoas com muita maldade", referiu.
"Para quem me está a ouvir, que se expressa de uma certa forma, que quer usar uma certa roupa ou que quer estar com quem quiser: façam o que quiserem, usem o que vos apetece, ajam da forma que querem, não devem nada a ninguém, e é a vossa vida", aconselhou.