Novelas A Promessa. Uma tragédia que se repete: Miguel impede a morte de Tomás e suplica que não o deixe
A história repete-se, mas, desta feita, com um final diferente e com os papéis invertidos. Depois de há vinte anos ter sido Tomás (Lourenço Ortigão) a tentar segurar Miguel (João Catarré) na varanda, é a vez de o ex-marido de Verónica (Joana Ribeiro) ser o salvador.
Alcoolizado, o noivo de Laura (Victoria Guerra) está junto ao parapeito da varanda, tentando equilibrar-se a muito custo, enquanto pontapeia garrafas como se estivesse a jogar. O irmão vem de dentro e fica em pânico ao vê-lo ali. “O que é que estás a fazer?”, pergunta o rapaz, avisando-o para ter cuidado, caso contrário pode cair. “E se caísse, não era fixe? O mundo livrava-se deste falhado, era um favor que fazia a toda a gente”, responde o filho de Helena (Ana Padrão).
Preocupado, Miguel aproxima-se dele e diz-lhe que não quer ouvir mais parvoíces. “Eu não te ajudei quando caíste daqui”, comenta o irmão de Camila (Paula Magalhães). “Desce… isso é a bebida a falar, não és tu”, insiste o ex-marido de Verónica, só que Tomás não lhe dá ouvidos, pontapeia outra garrafa, mas, desta vez, desequilibra-se e está prestes a cair.
Em pânico, Miguel debruça-se no parapeito com as duas mãos a segurarem as do irmão, que está pendurado do lado de fora. “Não me largues! Aguenta-te", suplica. Depois de fazer muita força, consegue puxá-lo e impedir a sua morte.
Já a são e salvo, o empresário adverte-o: “Não voltes a fazer isto. Que brincadeira estúpida, foi esta?”, solta, enquanto Tomás quebra e desaba a chorar. O irmão puxa-o para si e abraça-o com força. “Olha para mim... Nada vale a tua vida, nada!”, diz. Só que Tomás continua mergulhado numa dor profunda: “Desculpa, eu sou uma merda mesmo”, lamenta. “Pára de dizer isso, és meu irmão. Não te quero perder. Pára de dizer que não vales nada, a tua vida tem valor, ouviste? Para mim, para a Laura…”, insiste o sobrinho de António (José Wallenstein).
Em pânico, o alcoólico suplica que não conte nada à enfermeira: “Não digo, mas vais tomar um duche e levo-te a uma reunião dos AA. Eu vou contigo, não te deixo, entendeste?”, tranquiliza-o Miguel. De imediato, Tomás levanta-se e agradece. “Mas não quero a tua pena. Não suporto isso…”, diz, voltando para dentro de casa.
Saiba tudo sobre 'A Promessa' e as outras novelas na revista TV Guia desta semana, já nas bancas de Portugal, ou na versão digital, aqui.
Também poderá gostar de
Joana d'Arc, da 1.ª Companhia, correu risco de vida após ser infetada por um cadáver e foi obrigada a mudar de profissão
Filipe Delgado revela ter um filho, mesmo estando casado com outro homem, e assume o seu maior medo com o adolescente
Últimas
Pode gostar de ler...
Mais Lidas