Novelas A Promessa. Uma tragédia que se repete: Miguel impede a morte de Tomás e suplica que não o deixe
A história repete-se, mas, desta feita, com um final diferente e com os papéis invertidos. Depois de há vinte anos ter sido Tomás (Lourenço Ortigão) a tentar segurar Miguel (João Catarré) na varanda, é a vez de o ex-marido de Verónica (Joana Ribeiro) ser o salvador.
Alcoolizado, o noivo de Laura (Victoria Guerra) está junto ao parapeito da varanda, tentando equilibrar-se a muito custo, enquanto pontapeia garrafas como se estivesse a jogar. O irmão vem de dentro e fica em pânico ao vê-lo ali. “O que é que estás a fazer?”, pergunta o rapaz, avisando-o para ter cuidado, caso contrário pode cair. “E se caísse, não era fixe? O mundo livrava-se deste falhado, era um favor que fazia a toda a gente”, responde o filho de Helena (Ana Padrão).
Preocupado, Miguel aproxima-se dele e diz-lhe que não quer ouvir mais parvoíces. “Eu não te ajudei quando caíste daqui”, comenta o irmão de Camila (Paula Magalhães). “Desce… isso é a bebida a falar, não és tu”, insiste o ex-marido de Verónica, só que Tomás não lhe dá ouvidos, pontapeia outra garrafa, mas, desta vez, desequilibra-se e está prestes a cair.
Em pânico, Miguel debruça-se no parapeito com as duas mãos a segurarem as do irmão, que está pendurado do lado de fora. “Não me largues! Aguenta-te", suplica. Depois de fazer muita força, consegue puxá-lo e impedir a sua morte.
Já a são e salvo, o empresário adverte-o: “Não voltes a fazer isto. Que brincadeira estúpida, foi esta?”, solta, enquanto Tomás quebra e desaba a chorar. O irmão puxa-o para si e abraça-o com força. “Olha para mim... Nada vale a tua vida, nada!”, diz. Só que Tomás continua mergulhado numa dor profunda: “Desculpa, eu sou uma merda mesmo”, lamenta. “Pára de dizer isso, és meu irmão. Não te quero perder. Pára de dizer que não vales nada, a tua vida tem valor, ouviste? Para mim, para a Laura…”, insiste o sobrinho de António (José Wallenstein).
Em pânico, o alcoólico suplica que não conte nada à enfermeira: “Não digo, mas vais tomar um duche e levo-te a uma reunião dos AA. Eu vou contigo, não te deixo, entendeste?”, tranquiliza-o Miguel. De imediato, Tomás levanta-se e agradece. “Mas não quero a tua pena. Não suporto isso…”, diz, voltando para dentro de casa.
Saiba tudo sobre 'A Promessa' e as outras novelas na revista TV Guia desta semana, já nas bancas de Portugal, ou na versão digital, aqui.