Novelas Amor, vingança e morte: tudo o que vai poder ver no primeiro episódio de Terra Forte, a nova novela da TVI
É já esta segunda-feira, 20 de outubro, que se estreia ‘Terra Forte’, a nova novela da TVI. E o primeiro episódio é um verdadeiro turbilhão de emoções.
Tudo começa em 1992, em Florianópolis, e Flor (Benedita Pereira) está a brincar com crianças na rua quando Manuel (António Capelo) chega do trabalho e lhe oferece uma matrioska. O homem diz à filha que aquela boneca é a representação das várias gerações da família deles, referindo estar prestes a conseguir mudar o curso da vida deles.
Dias depois, Manuel chega a uma casa luxuosa e estende uma pasta a Álvaro (José Wallenstein), que fica em choque por ele lhe dizer que aproveitou a maneira leviana como ele encara os negócios para passar todos os bens deles para si, indo pagar por todos aqueles anos em que o explorou. O homem defende-se que foi ele quem o ajudou quando veio dos Açores, mas Manuel ignora-o. Sammy (José Fidalgo) fica a chorar após o novo lhe tirar a matrioska que tinha oferecido a Flor e Álvaro promete ao filho ir recuperar tudo o que perderam.
Entretanto, Rosa Maria (Custódia Gallego) recebe Adelaide (Lucinda Loureiro) e Maria de Fátima (Rita pereira), acabadas de chegar dos Açores. Flor surge a mostrar radiante à mãe a matrioska que o pai lhe ofereceu e Maria de Fátima tira-lhe de imediato a boneca das mãos. Rosa Maria olha, atónita, para o marido a dizer-lhe que a vida deles vai mudar e que a empresa reconheceu finalmente o seu trabalho. Manuel diz a Adelaide que pode mudar-se com eles por irem precisar de empregados.
Instantes depois, Manuel, Rosa Maria e Flor chegam à mansão, com as duas últimas ainda incrédulas com aquela mudança. Adelaide e Maria de Fátima aguardam-nos e Manuel reitera a Adelaide que ela e a filha podem ficar a viver com eles. Sammy e Duda, o seu irmão gémeo, observam-nos rancorosos.
De volta ao presente, Flor está a fazer pesca submarina nos Açores. Segue para a sua mota com o peixe que apanhou, quando recebe chamada de António (João Catarré), que lhe dá os parabéns pelos seus 40 anos e expressa todo o amor que sente por ela.
Enquanto isto, vemos Maria de Fátima, hoje com 38 anos, a inaugurar um barco de pesca junto ao Prefeito de Florianópolis. Estão presentes Vivi (Sofia Nicholson), Moreira (Marco Paiva), Cobra (Ricardo Burgos) e Marcus (Vitor Hugo). Mais afastados, estão um grupo de jovens de caras tapadas, entre eles Dani (Camy Ribau). O político enaltece tudo o que a Açoreana tem feito pela região, com Maria de Fátima a dizer que foi graças ao trabalho do seu pai, Manuel Terra Forte, que a empresa cresceu tanto, esperando poder prosseguir com o seu legado. Os jovens interrompem o evento e Dani atinge a vilã com tinta vermelha. Esta não se deixa abater e indica a Moreira que pretende prosseguir com a inauguração.
Entretanto, Maria de Fátima pede ao Prefeito que fale com o Ministro da Pesca para que combatam a pesca ilegal. Este assente e indica que nunca vai esquecer o que Manuel fez por eles, lastimando-se de nunca terem conseguido descobrir quem o raptou e matou. Maria de Fátima disfarça o seu ar comprometido e revela que Rosa Maria, Sammy e Dudu (Tomás Taborda) viajaram para os Açores. Em seguida, a vilã conta ao Prefeito não ser uma Terra Forte de sangue, tendo sido adotada por Rosa Maria e Manuel depois do fatídico acidente de Flor e desta ter perdido a vida num cruzeiro que fizeram juntas.
Rosa Maria, Sammy e Dudu sorriem maravilhados com as paisagens naturais das Flores, e Dudu refere ter pena que Dani não tenha ido com eles. Dudu pede ao pai para ir à praia, mas Sammy diz que Rosa Maria precisa de descansar. Sammy lastima-se a Rosa Maria que Dani está a ir por maus caminhos e que o problema dos filhos é que já nasceram com tudo, ao contrário dele, que teve de lutar quando o seu pai perdeu tudo para os Terra Forte. Rosa Maria sente-se culpada, mas Sammy diz saber que a culpa não foi dela.
Enquanto isto, Magui tenta convencer Flor a irem jantar fora na sua festa de aniversário, mas logo fica irritada por perceber que Rosinha (Francisca Salgado) foi com os amigos para o Ribeiro do Ferreiro. Flor arranca na sua mota, deixando a filha apreensiva.
Rosinha está na lagoa com os amigos quando Mané (Simão Fumega) chega, mostrando o cigarro de haxixe que trouxe para eles. Em seguida, já muito relaxada com o cigarro de haxixe, beija o rapaz e em seguida Joana (Vera Macedo). Flor aparece e ordena, furiosa, à filha para ir consigo para casa.
Sammy tenta convencer Rosa Maria a voltar para a casa da família, dizendo que apesar de ela ter deixado o marido, nunca chegou a divorciar-se dele. Rosa Maria recusa, recordando que não conseguiu ficar com Manuel quando descobriu que ele roubou tudo à família dele, além de suspeitar de ter sido ele quem o tentou matar com a explosão no carro. Rosa Maria diz a Sammy que pelo menos a justiça foi feita por ele ter casado com Maria de Fátima e, assim, recuperar tudo o que perdeu.
Fora de si, Flor discute com Rosinha por ela se dar com gente sem interesse, com a filha a ripostar que é ela quem a impede de conhecer o mundo, estando ansiosa para atingir a maioridade e sair da ilha. Flor diz que tudo o que faz é por ela, mas Rosinha vinca não a perceber. Flor chora abalada a recordar o passado.
Entretanto, Rosinha vai dar um mergulho no mar, quando repara que Dudu salta das rochas e fica inanimado. Vai ao seu encontro e tenta puxá-lo para terra. A adolescente consegue levar Dudu para terra, faz-lhe respiração boca-a-boca, conseguindo trazer o jovem de volta à vida. O filho de Maria de Fátima agradece a Rosinha por o ter salvado, sentindo-se imediatamente atraído por ela. Dudu insiste para se encontrarem à noite, aprestando-se a aparecer na festa de aniversário da mãe dela.
Enquanto isto, Sammy confessa a Rosa Maria que Flor sempre foi a mulher da sua vida, e somente acabou por aproximar-se de Maria de Fátima por estar carente. Emocionado, admite que nunca gostou da mulher e que apenas ficou com ela por ela ter engravidado, tendo visto ali uma tábua de salvação para superar todo o sofrimento da perda de Flor. Sammy, mostra-lhe a pequena matrioska que Flor lhe deu, em sinal de que o seu amor por ela será eterno.
Por fim, Flor chora a contar a António a discussão que teve com Rosinha, e o marido diz-lhe que talvez esteja na altura dela revelar a sua verdadeira identidade. Flor recorda o momento em que apresentou os seus pais à família de Sammy.
Saiba tudo sobre 'Terra Forte' e as outras novelas na revista TV Guia desta semana, já nas bancas de Portugal, ou na versão digital, aqui.