1/9
Diogo Jota e Rúben Neves celebram juntos uma conquista por Portugal
Foto: David Cabral Santos
Diogo Jota celebra conquista da Taça Masters, impulsionada por Jorge Mendes
Arena Diogo Jota na Cidade do Futebol promove esports
Foto: FPF
Joaquim e Isabel Silva enfrentam a dor da perda dos filhos, Diogo Jota e André Silva
Ruben Neves promete cuidar da família de Diogo Jota após a morte do jogador
Foto: Luis Branca/Record
Diogo Jota
Diogo Jota
Foto: Adam Vaughan
Diogo Jota

Estrelas A paixão que uniu Rúben Neves e Diogo Jota fora dos relvados e que é hoje uma das fontes de rendimento da viúva Rute Cardoso

08 de Setembro de 2025 às 20:52
Malogrado atleta era um fã de jogos eletrónicos e chegou a formar uma equipa com o melhor amigo. Hoje, esta modalidade é um dos legados a que a sua mulher se agarra. Entenda toda a história

Diogo Jota nunca escondeu que, a par do futebol, os videojogos foram sempre uma das suas maiores paixões. Era inclusive por isso que até as entidades que regem o desporto recorriam ao malogrado craque do Liverpool muitas das ocasiões em que estabeleciam uma ponte entre o futebol real e o virtual.

PUB

O futebolista foi, por isso, a cara de iniciativas relacionadas com os desportos eletrónicos. Em Portugal, durante o mês de março de 2020, em plena pandemia, o departamento de eSports da Federação Portuguesa de Futebol criou torneios para acompanhar os jovens na altura da quarentena forçada pelo coronavírus. 

Dois deles tinham os nomes de Diogo Jota e Rúben Neves e permitiam aos jogadores do simulador de futebol FIFA (que hoje em dia se chama EAFC) jogar contra os na altura craques do Wolverhampton. Já antes, os dois colegas de equipa tinham sido convidados para um desafio de eSports frente a dois jogadores da modalidade. Uma paixão que ambos tinham longe dos relvados e que os ajudou ainda mais a estreitar laços.

Já em Inglaterra, foi organizado o 'EPL Invitational', um torneio entre os 20 clubes da liga inglesa, com cada um a escolher um representante, sendo a maioria futebolistas destes emblemas. Diogo Jota foi a escolha do clube das West Midlands e acabou por sagrar-se campeão, vencendo Trent Alexander-Arnold, então do Liverpool, na final, após prolongamento.

PUB

Mesmo com o reatar do futebol, o internacional português não deixou de entrar em torneios, ainda que algumas vezes tivesse de desistir a meio, fruto dos jogos... nos relvados reais: em 2021, um jogador de FIFA relatou ter-lhe sido concedida a vitória pelo avançado, após este alegar que, se continuasse a jogar, iria chegar atrasado ao estágio do Liverpool.

O amor de Diogo Jota pelos videojogos foi declarado pelo próprio durante uma entrevista ao 'The Athletic'. "Desde que o meu pai me deu a primeira PlayStation como criança, foi como uma paixão minha. Sempre joguei futebol lá. (...) No mundo dos eSports, eu sinto que posso ter as três coisas ao mesmo tempo: a minha paixão pelo futebol, a competição de jogar contra outras pessoas e a gestão", relatou.

Para além de FIFA, Jota era também jogador de Football Manager, conhecido jogo de estratégia relacionado com o desporto-rei, em que os jogadores assumem a pele de um treinador de futebol. "Enquanto equipa, viajamos muito e jogar 'FM' é uma boa forma de passar o tempo no autocarro, no comboio ou no avião", relatou, numa entrevista ao site do videojogo.

Ser aficionado de videojogos desportivos levou-o a criar a sua própria formação de eSports em 2020. A Luna – nome que está associado à sua cadela, Luna, cuja cara até chegou a fazer parte do logótipo – participava em competições de vários jogos e venceu a Taça Masters em 2024, tendo Jota pessoalmente recebido o troféu na cerimónia organizada para o efeito. A equipa permanece até hoje e é uma das fontes de rendimento que Rute Cardoso herdou. De tal forma que André Villas-Boas, presidente do FC Porto, já veio garantir que a ligação entre o clube e a equipa se vai manter através da viúva. "Com o FC Porto instituiu algo que lhe era muito especial: os eSports. Estamos orgulhosos de perpetuar a sua memória através da Luna. Agora a Rute assume as coordenadas da equipa e honra a memória do Diogo Jota para sempre", declarou.

PUB

Foi esta participação ativa que levou a Federação Portuguesa de Futebol a dar o nome de Jota ao novo espaço na Cidade do Futebol dedicado aos eSports, inaugurado neste dia 6 de setembro. Quem lá esteve foi precisamente a viúva Rute Cardoso e os pais do malogrado atleta, que agradeceram mais uma homenagem tão especial e com tanto significado.

Por fim, menção, claro, à celebração de Diogo Jota, sentado no relvado a fingir que joga consola. Esta tem sido emulada em homenagem desde a tragédia por inúmeros colegas de profissão, como voltou a acontecer no duelo entre Portugal e Arménia, por João Cancelo, quando festejava o terceiro golo da equipa das quinas.

PUB

Últimas

Pode gostar de ler...

Mais Lidas