Estrelas António Raminhos faz desabafo aflitivo sobre a sua saúde mental: “Deixei chegar a um ponto que não devia”
António Raminhos faz sempre questão de falar de saúde mental e são conhecidos os seus problemas de ansiedade e de perturbação obsessivo-compulsiva. Nesta terça-feira, dia de Carnaval, em que o clima é de enorme alegria um pouco por todo o lado, ele fez um desabafo sincero e até aflitivo sobre como se sente e deixou um alerta.
“Estou há oito dias a gravar na um ritmo elevado e estou mentalmente descompensado, esgotado, de rastos. Não é culpa de ninguém, mas deixei chegar a um ponto que não devia”, começou por revelar nas suas redes sociais, explicando: "Para o cidadão comum está tudo bem. E, na realidade, é apenas o trabalho de andar de um lado para o outro a explorar locais e a falar com pessoas, mas quando alguém tem ansiedade, obsessões, medos de contaminação e necessidade de controle mínimo isto vira uma caldeirada”.
O trabalho que António Raminhos está a fazer deixa-o ansioso e com medo, como o próprio confessa. “Todos os dias estou a gravar em locais velhos, que na minha cabeça não são seguros, cheios de pó ou materiais que acho perigosos... Falamos com pessoas simpáticas que nos oferecem jantares e lanches, feitas com amor e carinho e que me fazem sentir ainda pior por não estar confortável, não estar a desfrutar e poder parecer que estou a ser um idiota.”
O humorista continua o seu relato, assumindo que ‘rebentou’. “No meio disto tudo, tenho de ser criativo, estar bem-disposto, disponível. E estou! O facto de procurar aceitar os desafios, o desconforto, saber que as ‘questões' são minhas, ir à luta... ser o caminho a seguir é também estar em constante esforço e a bolha rebenta. E quando rebenta... a desconexão com a realidade instala-se ao ponto de entrar no quarto de hotel ver uma mancha no chão e entrar em pânico com o que poderia ser”, descreve.
Mais uma vez, Raminhos expõe publicamente os seus problemas e faz alertas, aconselhando quem o segue a não cometer o mesmo erro que ele. “Porque é que partilho isto? Não é por pena nem para palmadinhas nas costas, mas porque sei que não sou o único. Porque esta é a minha pancada, a vossa pode ser outra qualquer, mas a lógica e modus operandi é o mesmo. Não se deixem chegar a este ponto. Não precisam de aceitar todos os desafios, não precisam de ir sempre à luta a toda a hora. Não precisam de sentir-se culpados por, desta vez, não estarem disponíveis. Respeitem-se, escutem-se e tornem-se pragmáticos.”
O estado em que se encontrava levou o humorista a dizer basta. “Ontem tive de dizer à equipa ‘tenho de ficar de fora nesta entrevista, peço desculpa'. Não espero que compreendam, porque não estão na minha cabeça, mas que sejam compassivos com a minha realidade. E se não o forem, não me vou preocupar porque tenho coisas mais importantes para fazer como respeitar-me com o compromisso de que a seguir, aceito o próximo desconforto”, partilhou António Raminhos.
O humorista está verdadeiramente abatido e não o esconde. “Hoje acordei com sentimento de culpa, de tristeza, mas são ‘sentimentos' não sou eu, não me definem, fazem parte do momento. E sigo. Aliás, o episódio de ‘Intermédios’ de ontem era exatamente sobre este tema. Podem escutar no Spotify ou ver no YouTube”, declarou a concluir este seu longo desabafo.
Também poderá gostar de
O que é feito de Albertina, a famosa figurante do Você na TV que nunca largou Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha?
Interesse amoroso? Proibição de Marisa? Pedro Jorge explica o motivo para se afastar de Marisa Susana após a Casa dos Segredos
Últimas
Pode gostar de ler...
Mais Lidas