1/13
Família de Diogo Jota enfrenta tragédia após acidente fatal em Espanha
Diogo Jota e o irmão morrem num acidente. A família está devastada com a tragédia
Diogo Jota e o irmão morrem em acidente na A52, perto de Palacios de Sanabria, Zamora, em Espanha
Após a tragédia, entenda o choque e a dor da família de Diogo Jota e de toda a comunidade desportiva
Diogo Jota e Rute Cardoso celebram casamento
André Silva, irmão de Diogo Jota, também morreu no acidente em Zamora, Espanha
Foto: Luís Manuel Neves
Diogo Jota enfrenta problema de saúde e opta por viajar de carro para Inglaterra
Foto: pedro ferreira
Diogo Jota e o irmão falecem em acidente perto de Zamora, Espanha
Foto: David Cabral Santos
Diogo Jota e o irmão falecem num acidente de carro perto de Zamora, Espanha
Diogo Jota e Rute Cardoso celebram o casamento
Diogo Jota morreu num acidente a caminho de Inglaterra após casamento de José Sá
Foto: FPF
Joaquim e Isabel Silva enfrentam a dor da perda dos filhos, Diogo Jota e André Silva
Rute Cardoso, esposa de Diogo Jota, recebe apoio após dor em Zamora

Estrelas Dois pais de luto, uma mulher viúva e três filhos que ficam sem pai. Tragédia brutal ensombra a vida da família de Diogo Jota

03 de Julho de 2025 às 21:09
Portugueses a amantes do futebol estão chocados com o desastre que destruiu a família do internacional português. A vida nunca mais será a mesma

Não há palavras que descrevam a brutalidade do que aconteceu à família de Diogo Jota. O internacional português de 28 anos de idade e o irmão, André Silva, de 26, partiram de Portugal rumo a Inglaterra. Uma viagem que era suposto marcar o regresso do futebolista ao Liverpool acabou numa verdadeira catástrofe. 

PUB

Diogo e o irmão mais novo morreram num acidente de viação. Os dois seguiam num Lamborghini e, fazerem uma ultrapassagem, um pneu terá rebentado, o carro despistou-se e culminou num incêndio cujas chamas destruiu a viatura e os dois corpos. Os dois futebolistas foram dados como mortos perto do quilómetro 65 da A52, perto de Palacios de Sanabria, Zamora, em Espanha.

O mundo acordou chocado com a notícia. Mas quem dificilmente se vai recompor desta perda são os familiares que cá ficaram. Diogo e André deixaram os pais orfãos. Joaquim e Isabel Silva perderam os seus dois únicos filhos, por quem sempre deram tudo, apesar das adversidades da vida. "Ele viu de perto as dificuldades que os pais tinham. Éramos trabalhadores fabris, não ganhávamos muito acima do salário mínimo e nunca escondemos aos nossos filhos as limitações que tínhamos", contou Joaquim ao 'Mais Futebol'.

Uma família unida, em que a maior preocupação dos pais sempre foi o bem-estar dos dois filhos. Agora, Joaquim e Isabel veem-se orfãos dos dois filhos de quem tanto orgulho tinha. Quem os conhece garante à TV Guia que não sabe como ultrapassarão esta tragédia. A fé está em que se "agarrem" aos três netos que cá ficaram. "Só eles é que lhes podem dar força", afirma-nos um antigo colega de Diogo. 

PUB

E estas crianças poderão mesmo ser a força que toda a família precisa para se reerguer. Uma das pessoas que mais preocupa o círculo fechado dos jogadores é Rute Cardoso, o grande amor da vida do internacional português. Conhecem-se desde os tempos de escola e têm três filhos em comum: Dinis, de 4 anos, Duarte, de 2, e uma menina com oito meses.

Apesar de namoraram há muito anos, só no dia 22 de junho oficializaram o casamento numa festa de arromba. Horas antes do acidente que tirou a vida a Diogo e André, o casal partilhou as primeiras imagens da festa. "Um dia que nunca esqueceremos", escreveram na legenda do vídeo. 

Dez dias após ter casado, Rute está viúva e com três crianças a seu cargo. Uma amiga da mulher de Diogo Jota, Telma Almeida, falou publicamente sobre o sucedido e, questionada sobre se Rute teria força para ultrapassar isto. "Não. Eu vou-lhe dizer: o casamento da Rute é o retrato daqueles dois seres humanos e daquela família, é o verdadeiro conto de fadas. Eu, em tom de brincadeira, em casa deles, enquanto estava a fazer a preparação da noiva, em Liverpool, disse: “Rute, vais fechar a Disney, porque tu tinhas que casar na Disney”. É realmente um conto de fadas e ela é realmente uma princesa e ele um príncipe. As imagens falam por si e o Diogo era uma pessoa de família e eles praticamente faziam uma vida de só família", disse em declarações ao 'Dois às 10'.

PUB

Telma garante que "nem quer pensar" o que será feito da amiga daqui em diante, que nunca imaginou a vida sem o seu companheiro de sempre. 

Assim como os filhos do jogador, Dinis, Duarte e a pequenina de oito meses, que ficam, repentinamente sem pai. Em programas televisivos, muitos são os comentadores que aconselham a que as crianças recebam apoio psicológico e frisam que, apesar da tragédia, tendo em conta as idades, estes são os que poderão sentir menos a falta do pai. Apesar de ser um acontecimento que os marcará para a vida, acredita-se que as três crianças - caso tenham um ótimo acompanhamento familiar - poderão ser felizes. 

PUB

Últimas

Pode gostar de ler...

Mais Lidas