Estrelas Ela deixou tudo por amor! A mulher por detrás de Artur Jorge, o treinador português que se tornou um herói no Rio de Janeiro
Artur Jorge tornou-se em mais um dos responsáveis por fazer voar a bandeira portuguesa no Olimpo do futebol sul-americano e desta feita com contornos especiais: o antigo treinador do Sp. Braga foi o responsável pela primeira conquista do Botafogo da Taça dos Libertadores da América, o mais prestigiado troféu do continente. Com favoritismo para triunfar também no campeonato brasileiro, o técnico natural da cidade dos arcebispos repetiu o feito de Abel Ferreira, em 2020 e 2021, e de Jorge Jesus, em 2019.
A acompanhar Artur Jorge – que, como jogador, passou mais de uma década no Sp. Braga, e como treinador esteve nos escalões de formação dos 'guerreiros do Minho', tal como em Tirsense e Limianos – nesta aventura está a sua mulher, Maria Marques, que o próprio reconheceu ter sido fundamental para se ambientar a esta nova realidade e que, segundo este revelou, deixou a sua carreira em águas de bacalhau para auxiliar o marido, ela que ocupa o importante posto de diretora comercial da Baldi, que se dedica à importação e comercialização exclusiva de bebidas.
"Claro que ajuda muito na integração, sem sombra de dúvida. Estou-lhe muito grato por partilhar esta aventura comigo, ainda para mais porque, para isso, teve de abdicar da sua vida profissional. E esse gesto é muito nobre. Ainda estamos a viver num hotel, mas num futuro próximo já iremos mudar-nos para a nossa casa", revelou, numa entrevista ao jornal 'A Bola', em abril.
"Estou-lhe muito grato por partilhar esta aventura comigo, ainda para mais porque, para isso, teve de abdicar da sua vida profissional"
No entanto, para trás deixou os três filhos – um deles jogador do Farense, que chegou a defrontar no campeonato português – e três netos, algo que frisou ter sido a principal arduidade nesta transição. "Deixei três filhos e três netos em Portugal e essa é a parte mais difícil em todo este processo. Falei com os meus filhos desde a primeira hora, em minha casa as coisas são faladas de uma forma franca e aberta, e todos estavam por dentro desde a primeira hora e avalizados sobre esta situação", acrescentou.
Dias antes da final, Maria Marques concedeu uma entrevista à TV Globo, onde falou da sua mudança: "Trinta e um ano de casados, dois de namoro e três de tentar namorar. Eu nunca tinha vindo ao Rio até vir para cá morar." Ao 'Globoesporte', já havia realçado a diferença em relação ao marido: "O Artur tem uma capacidade grande de se adaptar onde quer que esteja. Muito maior do que a minha, confesso. Ele tem esse lado prático que eu gostaria de ter um bocadinho. Eu sou muito coração, o Artur é muito racional."
No dia em que Artur Jorge conquistou a Libertadores, em Buenos Aires, na Argentina, estiveram nas bancadas a mãe, a mulher e o irmão do português, segundo refere a TVI. Já antes, a mulher dedicara uma carta pública ao seu mais-que-tudo: "Lembro-me tão bem de quando decidiste abraçar este projeto. Mudamos a nossa vida de forma radical, deixamos Portugal e viemos para o Brasil, com tantas dúvidas e incertezas. Mas eu sempre soube que acreditavas na tua decisão e sabias que ia dar certo. Sempre acreditaste que este dia haveria e chegar, que a equipe tinha capacidade para conquistar o mundo. Hoje, estás a viver um sonho que nunca duvidei que seria possível. Foste escolhido, a estrela solitária guiou-te e mostrou-te o caminho até aqui, e o que vivemos agora é só o começo."
"Era o jogo mais importante da minha carreira e é a vitoria mais importante da minha carreira", disse, após o término do encontro, tendo ficado visivelmente emocionado com o apito final. Ao 'Record', disse estar feliz por "ter contribuído para elevar mais uma vez o nome de Portugal." Ao triunfo, seguiu-se uma grande festa que inundou o Rio de Janeiro com adeptos eufóricos do Botafogo.
Também poderá gostar de
Viúva de Diogo Jota mudou-se para casa da irmã e tem uma empregada para a ajudar a cuidar do filhos: a nova vida de Rute Cardoso após a trágica morte do marido
Não vê televisão e vai ao cemitério quase todos os dias: Como a morte dos dois filhos destruiu por completo a mãe de Diogo Jota
O que ninguém sabia! Família de Diogo Jota obrigada a retirar flores da campa do jogador e do irmão: saiba porquê
A Protegida. Maldade sem fim: Hector faz Anita de prisioneira depois de ser apanhado a trair Mariana
Últimas
Pode gostar de ler...
Mais Lidas