1.ª Companhia Joana d'Arc, da 1.ª Companhia, correu risco de vida após ser infetada por um cadáver e foi obrigada a mudar de profissão
Joana d'Arc, concorrente da '1.ª Companhia', esteve entre a vida e a morte em 2001, quando, na sua antiga profissão na área de tanatologia forense, onde fazia autópsias e lidava com cadáveres, foi infetada com tuberculose, situação agravada pela doença crónica que tem, artrite reumatóide, que a obriga a medicação constante e acompanhamento médico e que já a obrigou a colocar várias próteses.
Questionada, em 2024, por Manuel Luís Goucha, sobre se foi esta doença que a fez abandonar esta ocupação e dedicar-se à música, a cantora respondeu: "Indiretamente. Eu tenho uma doença, sou imunodeprimida pela própria doença e pelos tratamentos que eu faço, as minhas defesas não são tão altas."
Depois, relatou a história: "Na altura, estava a trabalhar e veio um cadáver do bloco operatório, passou direto para a autópsia e estava infetado com tuberculose. Ficámos vários infetados. Nós corríamos muitos riscos, as pessoas não têm noção: nós chafurdamos naquilo tudo, no bom sentido da palavra, são muitos vírus e bactérias."
Pelo meio, Joana d'Arc esclareceu: "A tuberculose é um bacilo que se transmite através do ar e do toque... Mesmo estando protegida, se estou a abrir um cadáver que está infetado, se vou buscar uma serra e toco ali, já passou, já há ali um casulo que se desenvolver."
"Enquanto os outros fizeram um tratamento de prevenção de três meses e continuaram a vida normal, eu estive quase a morrer. Fiquei infetada, fiquei muitos meses internada em isolamento. A dada altura, suspeitava-se que era uma multirresistente, alteravam-me os esquemas da medicação: a estreptomicina, os tuberculostáticos, ora injetavam-me ora por via oral", acrescentou. "Saí com muita tristeza, tenho muita saudade da minha profissão", lamentou, ainda que também se sinta feliz no mundo da música.
Também poderá gostar de
Joana d'Arc, da 1.ª Companhia, correu risco de vida após ser infetada por um cadáver e foi obrigada a mudar de profissão
Filipe Delgado revela ter um filho, mesmo estando casado com outro homem, e assume o seu maior medo com o adolescente
Últimas
Pode gostar de ler...
Mais Lidas