Estrelas O que poderá ter levado Ljubomir a perder a sua estrela Michelin? Henrique Sá Pessoa dá explicação
A perda da estrela Michelin por parte de Ljubomir Stanisic, no restaurante 100 Maneiras, foi uma das notícias mais surpreendentes no mundo da restauração. Henrique Sá Pessoa, que renovou as duas estrelas do Alma e conquistou a primeira no Vinha, é um dos chefs que não esperava este desfecho e tentou explicar o que aconteceu.
"Obviamente que ganhar é difícil, mas o pessoas desvaloriza muito a manutenção das estrelas. Tiveste este ano o Ljubomir que perdeu a estrela, o que por acaso me surpreendeu, não estava à espera. Não sei o que aconteceu porque não fui ao 100 Maneiras portanto não te consigo dizer se houve uma perda de qualidade, sei que o Ljubomir é mais do que talentoso para ter uma, duas ou três estrelas", começou por dizer no podcast 'Watch.Tm', de Pedro Teixeira da Mota.
"As inspeções podem ter corrido mal, porque estás muito dependente de um dia, uma hora ou uma refeição. Imagina que estão a avaliar este podcast, tu fizeste 100 e o que ele viu ou estavas mal ou com dores de cabeça ou o convidado era uma seca...", acrescentou o chef.
"Por isso é que o guia Michelin é sempre polémico, traz sempre alegrias e tristezas, dissabores. Este ano estava toda a gente um bocado na expectativa outra vez", disse ainda Henrique Sá Pessoa, que sublinhou os oito restauranres que ficaram com uma estrela: "É recorde. Tanto que eu fiquei assim um bocado: 'Ganhei uma estrela, mas estou no meio das oito' [risos]."
"Sei que o Ljubomir é mais do que talentoso para ter uma, duas ou três estrelas"
Posteriormente, fala sobre: "Podes desconfiar, dizer que uma pessoa pode ser suspeita, mas hoje em dia a quantidade de pessoas suspeitas... tens muitas pessoas a tirar fotografias e a escrever, tens muitos 'influencers', muita malta com páginas de Instagram. Digo sempre à minha equipa que temos de cozinhar igual para toda a gente. (...) Eles há uns anos apresentavam-se a algum momento, hoje em dia são sempre anónimos."
Por fim, não esconde que, para si, é uma felicidade a renovação: "Sou daqueles que dá valor à renovação das estrelas. Faço sempre festa com a minha equipa: mais um ano, é o sétimo consecutivo, e são dez anos de estrela Michelin. (...) A estrela é um bocado isto, estás no campeonato, pensas assim: 'Agora entrámos para a Liga Europa com uma estrela, com as duas vamos entrar para a 'Champions', e com as três é ganharmos a 'Champions'."
Refira-se que Ljubomir Stanisic foi um dos pares a congratular Henrique Sá Pessoa aquando da conquista da segunda estrela, em 2018. "Grande Henrique Sá Pessoa! Não só é uma alegria ver um grande amigo reconhecido, como é um orgulho, enquanto cozinheiro e português, ter mais um restaurante do nosso país a receber a distinção. Duas estrelas conquistadas com o suor, o amor e a persistência que só quem está deste lado sabe. Parabéns, meu irmão!", escreveu, na altura, nas suas redes sociais.
Também poderá gostar de
Liliana e Fábio já fizeram sexo na Casa dos Segredos? Concorrente pede à produção para não passar as imagens
Como Pedro Jorge salvou Marisa do abismo após um casamento marcado por traições e mudou a vida da concorrente mais adorada da Casa dos Segredos
Escolheu o aniversário de Zé para fazer o sinal de consentimento com Fábio: os pormenores da noite escaldante de Liliana na Casa dos Segredos
Um pesadelo sem fim! Família de Liliana Oliveira enfrenta novos problemas fora da Casa dos Segredos e o ‘culpado’ é Dylan
Últimas
Pode gostar de ler...
Mais Lidas