Barra MediaLivre
PUB
Junte-se a nós:

"TV Guia: As últimas notícias, novidades e entretenimento sobre televisão. Saiba tudo sobre as suas séries, novelas e estrelas favoritas"

ljubomir stanisic
1/6 ljubomir stanisic
Hell's Kitchen, Ljubomir Stanisic
2/6 - Foto : SIC Hell's Kitchen, Ljubomir Stanisic
Ljubomir Stanisic
3/6 Ljubomir Stanisic
Ljubomir Stanisic
4/6 Ljubomir Stanisic
Ljubomir Stanisic
5/6 - Foto : Tiago Sousa Dias Ljubomir Stanisic
Ljubomir Stanisic
6/6 Ljubomir Stanisic

Estrelas "Despromovido", Ljubomir Stanisic reage à perda do mais importante título de cozinha

26 de Fevereiro de 2025 às 17:10
Chef jugoslavo sofreu duro golpe com a despromoção do seu restaurante
seguir:
ljubomir stanisic
guia michelin
estrela michelin

O chefe jugoslavo, de 46 anos de idade, ficou a saber na gala do Guia Michelin português desta terça-feira que o seu restaurante, o 100 Maneiras, perdeu a estrela Michelin que tinha conquistado em 2020.

PUB

Ao 'Observador', Ljubomir reagiu à despromoção e aproveitou para falar da crise que assola o setor desde a pandemia. O chef de Saravejo não esteve presente na cerimónia de prémios, que decorreu no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, mas afirma que a perda do prémio mais famoso entre os chefes é uma "surpresa" e uma "notícia menos boa".

"O nosso objetivo não são os prémios, eles são apenas um reconhecimento do trabalho que é feito todos os dias. E este ano, como nos outros anos, foi feito muito trabalho, muito investimento da parte de todos os que fazem parte do 100 Maneiras", começou por dizer o chef.

No que diz respeito à perda da estrela Michelin, Ljubomir Stanisic reagiu: "Foi e está a ser um ano particularmente difícil para a restauração em Portugal… Por isso, foi uma surpresa e uma notícia menos boa no meio de outras bem piores — como o fecho de muitos restaurantes, sobretudo os de gestão independente, sem grupos económicos por trás."

PUB

"Foi uma surpresa e uma notícia menos boa no meio de outras bem piores, como fecho de muitos restaurantes"

ljubomir stanisic

Apesar de assumir o momento difícil, Ljubomir não apontou razões que possam justificar a perda do galardão Michelin: "Terá de perguntar à Guia. Da nossa parte, vamos aproveitar mais este "desafio" para perceber se algo dentro daquilo que podemos controlar correu mal e se sim, o que correu mal e como podemos melhorar. Esse é o nosso foco todos os dias: fazer o melhor possível, melhorar, desafiar-nos, lutar, sempre." E reforçou que o objetivo não é recuperar a estrela: "Como disse, o foco nunca está nos prémios. Vamos continuar a trabalhar sempre, como antes, para sermos sempre melhores, para nos superarmos, para ser uma mais-valia para quem nos visita, para quem trabalha connosco, para o ambiente, para a sociedade. Não para voltar a ter a estrela ou qualquer outro prémio, mas porque devemos isso aos nossos clientes, à equipa e a nós mesmos. Mas se os prémios vierem, celebramos, claro! Com muito espumante português, com certeza!"

Recentemente, Ljubomir Stanisic partilhou nas suas redes sociais que procura reforçar a equipa do seu restaurante. O chef assumiu que um dos problemas que tem em mãos é precisamente a falta de mão de obra: "É uma das grandes dificuldades desde a pandemia, sim, a par da crise que a restauração enfrenta neste momento e que tem um impacto ainda maior nos restaurantes independentes e sem grandes grupos financeiros por trás, como é o caso do 100 Maneiras. Mas daremos a volta. Estamos prontos para a luta.” 

PUB

Deixou ainda uma palavra de apreço à sua equipa que "luta todos os dias para termos o melhor restaurante possível. E aos clientes e amigos, que continuam a visitar-nos e a apreciar o trabalho que fazemos, mesmo sentindo muitas vezes que lutamos contra moinhos de vento."

PUB
Newsletter Diária

As principais notícias do dia sobre a vida dos famosos, em Portugal.

PUB
PUB
Deseja receber notificações?
Cancelar Continuar