Estrelas O segredo do sucesso de Rúben Amorim. Revelada história inédita do treinador que está a conquistar o Reino Unido
Rúben Amorim, de 39 anos de idade, está a viver uma fase áurea da sua carreira de treinador, mas o início do ainda técnico do Sporting nestas lides foi tudo menos fácil.
Os primeiros passos foram dados como estagiário no Casa Pia, que, na altura, disputava o terceiro escalão do futebol português. Os resultados estavam a ser positivos, mas a equipa lisboeta foi surpreendida com um castigo pesadíssimo, após acusações de que Amorim estaria a dar indicações para dentro de campo, quando ainda estava a tirar o nível I de treinador.
A turma de Pina Manique foi multada em 14 mil euros, perda de seis pontos e cinco jogos à porta fechada, e o próprio Amorim sancionado com uma suspensão de três meses, 2.600 euros de multa e inibição de ser inscrito como treinador durante um ano. Por causa disto, demitiu-se do posto de técnico do Casa Pia e acelerou a sua formação, recorrendo a um curso em Belfast, na Irlanda do Norte.
Deste tempo, poucas histórias são conhecidas, mas Gabriel Agbonlahor, ex-futebolista que coincidiu com o futuro técnico do Manchester United neste curso, fez algumas revelações.
"O curso demora uma semana, e cada dia de aulas vai desde as oito da manhã às oito da noite. Eu fiz lá o meu nível A e B da UEFA, custou-me uns milhares de euros. O Amorim chegou ao curso em 2019, depois de se ter demitido do primeiro trabalho pela falta de qualificações, sendo por isso que fez este curso mais acelerado", começou por contar o antigo jogador do Aston Villa, à rádio desportiva TalkSport.
"Toda a gente gostava do Amorim, mas não o víamos depois das oito, quando o curso acabava. Todas as noites, íamos ao pub irlandês, mas ele não era assim. Estávamos lá para tirar o curso depois de nos reformarmos, mas era mais uma formalidade para muitos de nós. Para ele era diferente", acrescentava.
"Não o víamos depois das oito, quando o curso acabava. Todas as noites, íamos ao pub irlandês, mas ele não era assim"
Por fim, Agbonlahor deu mais informações sobre como Amorim já demonstrava qualidade na altura: "Lembro-me que ele falava bem. Lembrava-me dele como jogador e ele era um ano mais velho. Durante o curso, tínhamos de preparar sessões de treino e as dele eram boas. Ele estava totalmente preparado."
O resto como se diz é história: foi aposta do Sp. Braga para a equipa B, rapidamente chegou à formação principal e acabou contratado, após 18 jogos, pelo Sporting, que desembolsou 10 milhões para ter aquele que agora é o treinador mais titulado dos leões no século XXI.
Também poderá gostar de
Da venda de sementes de feira em feira ao regresso aos relvados. Kenedy ganha nova oportunidade no mundo do futebol como treinador
Morreu Paula Coelho, a menina do Nutícias, que ficou conhecida por se despir enquanto falava da atualidade
Foi há quase 25 anos que a vida de Zé Maria mudou para sempre: do dia em que saiu do Big Brother com 20 mil contos no bolso, às depressões e à vida de miséria que vive com os pais em Barrancos
Últimas
Pode gostar de ler...
Mais Lidas