1/9
Rúben Amorim.
Foto: Sporting CP
João Pereira, Rúben Amorim
Foto: Tiago Sousa Dias
Hugo Viana, Rúben Amorim
Foto: Medialivre
Rúben Amorim
Rúben Amorim

Estrelas O segredo do sucesso de Rúben Amorim. Revelada história inédita do treinador que está a conquistar o Reino Unido

04 de Novembro de 2024 às 19:10
O ainda treinador do Sporting passou um mês na Irlanda do Norte antes de começar caminhada triunfante

Rúben Amorim, de 39 anos de idade, está a viver uma fase áurea da sua carreira de treinador, mas o início do ainda técnico do Sporting nestas lides foi tudo menos fácil. 

PUB

Os primeiros passos foram dados como estagiário no Casa Pia, que, na altura, disputava o terceiro escalão do futebol português. Os resultados estavam a ser positivos, mas a equipa lisboeta foi surpreendida com um castigo pesadíssimo, após acusações de que Amorim estaria a dar indicações para dentro de campo, quando ainda estava a tirar o nível I de treinador.

A turma de Pina Manique foi multada em 14 mil euros, perda de seis pontos e cinco jogos à porta fechada, e o próprio Amorim sancionado com uma suspensão de três meses, 2.600 euros de multa e inibição de ser inscrito como treinador durante um ano. Por causa disto, demitiu-se do posto de técnico do Casa Pia e acelerou a sua formação, recorrendo a um curso em Belfast, na Irlanda do Norte.

Deste tempo, poucas histórias são conhecidas, mas Gabriel Agbonlahor, ex-futebolista que coincidiu com o futuro técnico do Manchester United neste curso, fez algumas revelações.

"O curso demora uma semana, e cada dia de aulas vai desde as oito da manhã às oito da noite. Eu fiz lá o meu nível A e B da UEFA, custou-me uns milhares de euros. O Amorim chegou ao curso em 2019, depois de se ter demitido do primeiro trabalho pela falta de qualificações, sendo por isso que fez este curso mais acelerado", começou por contar o antigo jogador do Aston Villa, à rádio desportiva TalkSport.

PUB

"Toda a gente gostava do Amorim, mas não o víamos depois das oito, quando o curso acabava. Todas as noites, íamos ao pub irlandês, mas ele não era assim. Estávamos lá para tirar o curso depois de nos reformarmos, mas era mais uma formalidade para muitos de nós. Para ele era diferente", acrescentava.

"Não o víamos depois das oito, quando o curso acabava. Todas as noites, íamos ao pub irlandês, mas ele não era assim"

gabriel agbonlahor

Por fim, Agbonlahor deu mais informações sobre como Amorim já demonstrava qualidade na altura: "Lembro-me que ele falava bem. Lembrava-me dele como jogador e ele era um ano mais velho. Durante o curso, tínhamos de preparar sessões de treino e as dele eram boas. Ele estava totalmente preparado."

O resto como se diz é história: foi aposta do Sp. Braga para a equipa B, rapidamente chegou à formação principal e acabou contratado, após 18 jogos, pelo Sporting, que desembolsou 10 milhões para ter aquele que agora é o treinador mais titulado dos leões no século XXI.

PUB

Últimas

Pode gostar de ler...

Mais Lidas