1/6
Foto: Mariline Alves
Sofia Alves protagoniza remake de novela brasileira na SIC
Foto: Duarte Roriz
Sofia Alves protagoniza 'Páginas da Vida', remake da Globo na SIC
Sofia Alves
Foto: Instagram
Sofia Alves, Atriz

Estrelas Os dramas de saúde de Sofia Alves e a fé a que a atriz sempre se agarrou

21 de Fevereiro de 2026 às 11:32
A protagonista de ‘Páginas da Vida’, que estreia na segunda-feira, 23 de fevereiro, na SIC, tem uma vida de luta, mas nunca perdeu a esperança e conseguiu superar tudo

Sofia Alves, de 52 anos de idade, não tem tido uma vida fácil no que à sua saúde diz respeito e o último problema que sofreu é abordado este sábado, 2 de fevereiro, no programa ‘Alta Definição’, na SIC, com a atriz a partilhar pormenores sobre o tumor que descobriu no ovário. 

PUB

Tudo aconteceu em 2021, em plena pandemia. "Comecei a passar muito mal, muito mal. Tinha endometrioses muito grandes com dores horríveis, tinha que ir para o hospital com alguma frequência, com muitas hemorragias. Fazia TAC, não se conseguia perceber o que era, porque é que eu não melhorava nem com medicação", recorda a atriz, que na altura estava a gravar a novela ‘A Serra’, do canal de Paço de Arcos.  

"Algo se estava a passar, porque eu tinha a barriga de uma maneira que parecia que tinha nove meses de gravidez. Vinha gravar e tinham só de dar do peito para cima porque já nem abotoava, portanto já era um assunto…", explica Sofia Alves a Daniel Oliveira, recordando que, devido à Covid-19, não era fácil ter acesso a consultas médicas e aos profissionais certos.  

PUB

Preocupada mas, como sempre, agarrada à fé, a protagonista da novela ‘Páginas da Vida’, que estreia segunda-feira, 23 de fevereiro, na SIC, viu a ajuda chegar, através da associação do cancro da mama Unidas Para Vencer, da qual é embaixadora, e da médica que esta lhe colocou no caminho. “Mas, como sempre, eu tenho uma estrelinha da sorte", salienta a atriz, que ouviu a especialista dizer-lhe: “Sofia, há aqui alguma coisa que é muito mais do que uma endometriose”. E acabaria por ser.  

“Eu disse: ‘Não me assuste, porque eu tenho antecedentes familiares de cancro nos ovários'. E ela disse: 'Temos que ver ressonância magnética’. E nós fomos fazer e, de facto, estava lá e era um tumor", conta ainda. 

Mas este não foi o único problema grave de saúde com que Sofia Alves teve de lidar. Nessa mesma altura, também durante as gravações de ‘A Serra’, foi diagnosticada com Zona e esteve mal. A doença afetou-lhe a zona do rosto e a atriz, que teve dores horríveis, correu mesmo o risco de ficar cega, como a própria explicou na altura.  

PUB

Anos antes, perto dos 40, Sofia Alves tinha lutado contra um cancro de pele, tendo sido submetida a duas cirurgias – a primeira não correu bem – e feito quimioterapia oral, acabando por conseguir resolver a delicada situação. A fé, essa, ajudou-a em todos os momentos difíceis, assim como o amor do marido, Celso Cleto, um dos seus grandes apoios e fonte de força. 

PUB

Últimas

Pode gostar de ler...

Mais Lidas