1/7
Jorge Gabriel.webp

Estrelas Praça da Alegria sob fogo: Jorge Gabriel e Sónia Araújo forçados a pedir desculpa após acusações de racismo

15 de Janeiro de 2025 às 16:36
Programa da RTP1 foi alvo de críticas inclusivamente por parte de atores conhecidos

O programa 'Praça da Alegria', da RTP1, foi alvo de críticas na passada sexta-feira quando, num programa temático do Dia dos Reis, Jorge Gabriel pintou a cara de negro para fazer de interpretar o Rei Baltazar, uma ação que, geralmente falando e desde contextos anglófonos, ganhou o nome de "blackface" e é considerado por muitos como um ato de racismo, dado ter-se tornado uma prática popular através de peças artísticas com elencos caucasianos que tinham como finalidade ridicularizar pessoas de pele negra através de estereótipos.

PUB

A polémica começou nas redes sociais, com vários internautas a apontar o dedo à estação pública por promover um prática vista como discriminatória e foi posteriormente amplificada quando o ator Marco Mendonça – que entrou, por exemplo, na novela 'Amor Maior', e escreveu e interpretou uma peça de teatro precisamente intitulada de 'Blackface' – se mostrou revoltado no Instagram, recebendo o apoio de nomes como Jorge Corrula, Benedita Pereira, Bia Wong ou Mafalda Luís de Castro, na caixa de comentários.

Assim, a dupla de anfitriões do formato matinal do primeiro canal sentiu-se na necessidade de fazer um pedido de desculpas nesta terça-feira. "A direção de Programas pediu-nos para ler o seguinte comunicado. No último programa, numa homenagem aos Reis Magos, a caracterização de Jorge Gabriel como rei Baltazar gerou desconforto em alguns telespectadores", leram.

"Reconhecemos que esta situação não devia ter acontecido e, pelo facto, pedimos desculpa. Em momento algum, o 'Praça da Alegria' teve a intenção de ofender a sensibilidade dos nossos telespectadores. O 'Praça da Alegria' continuará a ser um espaço inclusivo e de respeito", concluíram, tentando assim colocar um ponto final definitivo acerca deste tópico.

PUB

Últimas

Pode gostar de ler...

Mais Lidas