Estrelas Jorge Gabriel debaixo de fogo depois de ato considerado racista
A emissão de 6 de janeiro do Praça da Alegria está a ser rastilho para a contestação a Jorge Gabriel. Tudo porque o apresentador das manhãs da RTP vestidiu-se de Rei Mago, para marcar o Dia de Reis, e pintou a cara para dar vida a Baltazar.
A reação nas redes sociais fez com estrondo e Jorge Gabriel tem estado debaixo de fogo. Pintar a cara de negro é considerado uma forma de racismo, a que se dá o nome de Blackface – prática teatral de atores que se coloriam com o carvão de cortiça para representar personagens afro-americanos de forma exagerada.
Ver esta publicação no InstagramUma publicação partilhada por Praça da Alegria (@pracadaalegriartp)
As redes sociais tem sido implacáveis com o apresentador em especial na rede social X, antigo Twitter. “O Jorge Gabriel está a fazer blackface na televisão pública. Nada surpreendente vindo dele. Não há ninguém na produção com o mínimo de noção?”, escreve uma internautta. “Ufa, ainda bem que não há racismo estrutural em Portugal e por isso não tivemos o Jorge Gabriel a fazer blackface e que alguém na RTP achou boa ideia divulgar no Instagram“, ironizou uma outra.
As críticas foram constantes. “Parabéns, RTP por terem o Jorge Gabriel em blackface no programa da manhã. Falta de noção!” ou "Era mesmo preciso pintar a cara para se mascarar de rei mago? Não era“, foram apenas alguns dos comentários deixados nessa rede social e no Instagram de onde o post já foi retirado devido às muitas centenas de queixas.