Big Brother Acabou! Com Nuno em risco de expulsão do Big Brother, família do concorrente arrasa comentadores do programa e faz exigências
Desde a estreia do ‘Big Brother 2025’ que Nuno Brito, de 37 anos de idade, tem sido um dos protagonistas. Dentro e fora da ‘casa mais vigiada do país, muito se tem falado sobre o candidato de Vila Nova de Gaia. Mas, na noite desta segunda-feira, 21 de abril, numa altura em que o participante está, pela primeira vez, em risco de expulsão, a família deste recorreu às redes sociais para dar um murro na mesa.
Através do Instagram e da página oficial de Nuno Brito partilharam uma mensagem de revolta para com os comentadores do formato. “Temos assistido a um julgamento constante da sua pessoa, baseado em comportamentos e atitudes que, muitas vezes, são exagerados ao extremo por quem assiste, e distorcidos por parte de alguns comentadores. Transformam situações em hipérboles, dando-lhes um peso que nem sempre corresponde à realidade”, começam por apontar.
"Transformam situações em hipérboles, dando-lhes um peso que nem sempre corresponde à realidade"
Os amigos e familiares do participante mostram-se tristes e preocupados ao verem “comentadores que, ao invés de analisarem o jogo com imparcialidade, recorrem a ataques pessoais, críticas destrutivas e, por vezes, humilhações públicas.” E dão como exemplo termos como “lixo”, “plástico”, “cambada de macacos”, “planta bonita”, “arrogante”, “egocêntrico”, entre outros. “Foram proferidos com uma leveza assustadora. Isto não é comentário — é desrespeito”, queixam-se.
Apesar de enaltecerem estas queixas, os mais próximos de Nuno Brito não querem elogios “nem pretendemos manipular narrativas.” Mas há uma exigência: “que se comente o jogo, e não a pessoa.” “Há uma linha que separa a crítica construtiva da humilhação gratuita, e essa linha tem sido repetidamente ultrapassada”, atiram, ressalvando que “o reality show é um jogo.” “Mas a dignidade humana não deveria ser parte da jogada”, reagiu.
"O reality show é um jogo. Mas a dignidade humana não deveria ser parte da jogada"
Por fim, remataram: “Que este seja um apelo à consciência. Que possam comentar sem instigar ódios, sem rebaixar ninguém, seja quem for. Se procuram a 'essência dos reality shows', então sejam o exemplo daquilo que tanto exigem dos outros: respeito, empatia e humanidade. Nuno é uma pessoa. Como todos nós. E merece, no mínimo, ser tratado como tal”, finalizaram.