1.ª Companhia Barrada de discoteca por causa do cabelo: como uma denúncia fez Soraia Carrega, da 1.ª Companhia, tornar-se um fenómeno na internet
Muito antes de entrar na '1.ª Companhia', Soraia Carrega era uma das personalidades mais famosas da geração de Youtubers do início da década de 2010. Sob o nome de Djubsu, a atual recruta da TVI, era, ao lado de nomes como Kiko is Hot, Nurb, Conguito ou Diogo Sena, um dos nomes mais acompanhados pelos jovens no universo digital.
No seu canal, partilhava-se em momentos com amigos, a participar em desafios virais ou simplesmente a relatar detalhes sobre o seu quotidiano. Esta popularidade levaria a que integrasse a equipa de youtubers que publicitava uma marca de telecomunicações e a participar em programas televisivos ou até na 'Casa do Cais', uma websérie da RTP cujo elenco foi "pescado" do mundo digital, sendo que depois começou a fazer também comédia stand up – ultimamente, era ainda habitualmente anfitriã de festas nostálgicas na discoteca Titanic, em Lisboa.
O vídeo que a levou a tornar-se conhecida pelos jovens intitulava-se 'Fui Barrada'. Lá relatava a sua experiência em que o seu cabelo 'afro' a conduziu a ser impedida de entrar num espaço noturno em Lisboa.
"É sexta-feira, fui sair com as minhas amigas. São 2h30 e já estou em casa, e porquê? Eu não gosto muito discotecas, já não vou desde os meus 16 e 17 anos. (...) Éramos cinco, ficámos uma hora à porta da discoteca, ao frio. O 'RP' que tinha os nossos nomes demorou imenso tempo a atender, mas é normal, e reparámos que estava gente demais à porta", começou por contar.
"Fomos falar com um dos seguranças, que nos disseram que não íamos conseguir entrar porque era uma festa privada. Não sei se viu um 'O' nas nossas testas, porque nós conhecemos a história do 'festa privada' e dos '200 euros'. Éramos três brancas e duas pretas e ele apontou para as três brancas e disse: 'Vocês as três entravam na boa', tu não entravas. E quem era o tu? Eu. Virou-se para mim e disse: 'Eles falaram comigo e não podes entrar por causa do teu cabelo'. A minha outra amiga, também negra, podia entrar porque tinha extensões", acrescentou.
O vídeo recebeu dezenas de comentários de apoio e tornou-se viral, levando a que Soraia ganhasse uma nova fama entre as personalidades ligadas àquela plataforma de difusão de vídeos, que conseguiu aproveitar para fazer um percurso notório no meio.