Estrelas A mulher por detrás de João Pereira que lutou com unhas e dentes para que ele não fosse treinador
João Pereira, de 40 anos de idade, chegou rapidamente ao topo na sua carreira, tornando-se treinador da equipa principal do Sporting três anos depois de começar o seu percurso fora dos relvados. Contudo, antes de abraçar este novo rumo, necessitou de convencer a sua mulher, Natacha Esmail, que já ansiava por tempos mais calmos em que o casal pudesse estabilizar em família, eles que têm dois filhos, Gabriel (5) e Daniel (3).
O relato foi feito pela própria companheira do técnico do emblema de Alvalade, em 2021, em jeito de conto junto do primogénito, quando estes apareceram durante uma entrevista do antigo lateral direito ao 'Zerozero'.
"Há uma história muito engraçada para contar da mudança de profissão dele. Quando era jogador, dizia-me sempre que queria ser treinador depois de acabar como jogador e eu ficava muito chateada e perguntava: 'Quando é que vamos assentar e ficar quietos num só país?' Ficávamos muito chateados um com o outro quando falávamos sobre isso", disse Natacha, que é fundadora de uma plataforma online de artigos de moda.
"Ficava muito chateada e perguntava: 'Quando é que vamos assentar e ficar quietos num só país?'"
No entanto, a compreensão acabou por crescer: "Depois comecei a perceber que ele tinha muito potencial como treinador. Tem um espírito de liderança muito forte, chegava a casa e gostava de analisar os jogos, tinha um caderinho um onde escrevia as táticas todas. E realmente mostrava muito potencial como treinador."
No fim, Natacha começou até a incentivar João Pereira a dar seguimento a esta ambição: "Comecei a perceber que era um desperdício se ele não fosse treinador. O jogo mudou: comecei a comprar livros de outros treinadores de sucesso. Livros de liderança. Comecei a chateá-lo para fazer mais cursos de inglês. Temos a certeza absoluta que vai ser um grande treinador e que vai ser ainda melhor treinador do que jogador."
Depois do trio de épocas em que consolidou as bases desta profissão nos escalões de formação do Sporting – equipa sub-23 e equipa B – João Pereira vai dar início ao exigente desafio de suceder a Ruben Amorim, o técnico que inverteu positivamente o rumo dos acontecimentos para os leões. A estreia será nesta sexta-feira, pelas 20h45, frente ao Amarante, da Liga 3, na Taça de Portugal, com o confronto que se segue a subir, e de que forma, o nível de dificuldade, já que se trata da receção aos ingleses do Arsenal, na Liga dos Campeões, na próxima terça-feira.