Big Brother EXCLUSIVO: Zena Pacheco e André Abrantes relembram erro da Endemol. "Aquilo que é garantido a todos os concorrentes, é que estamos em segurança. Não foi o que nos aconteceu"
Foi há cinco anos que Zena Pacheco e André Abrantes viram subitamente a sua privacidade violada pela Endemol e indiretamente pela TVI quando imagens suas num momento íntimo foram atiradas para as redes sociais poucos meses depois da madeirense ter vencido o 'Big Brother'. Desde então o caso está em tribunal e não parece haver data para a sua conclusão. Zena e André colocaram a produtora em tribunal e continuam a aguardar resultados.
A TV Guia falou com o casal que, apesar de continuar magoado quer com a Endemol quer com a TVI, não pode adiantar muito sobre os avanços do processo. "O que posso dizer é que estamos à espera de justiça. Está a ser tratado", diz a jovem. "Há coisas de que não podemos falar", garante Zena, que nos assegura que, apesar da lentidão, "o processo está a avançar, ainda que devagarinho".
Para muitos este processo estava esquecido, até este ter sido falado numa gala desta 'Casa dos Segredos'. "Foi o tom com que o caso foi recordado. Houve um certo gozo", diz Zena que viveu muitos anos marcada por ver as suas imagens expostas nas redes sociais e não só.
"Foi isso que me levou a escrever no meu Instagram sobre o assunto. A Liliana falou explicitamente do meu caso. O Pedro Jorge... ele falou do assunto por causa da produção, que puxou por ele quando falaram dele e da Marisa irem passar um momento a dois. De resto é sempre a produção, que foi quem acabou por deixar as imagens vazarem, que tem puxado pela intimidade dos concorrentes...", apontou.
Nas redes sociais, Zena tinha mostrado como estava fragilizada quanto ao assunto. "Curioso como certos temas continuam a ser usados como exemplo, enquanto fui obrigada a permanecer em silêncio sobre o que realmente aconteceu comigo. Ontem, durante a gala, algumas referências ao meu caso voltaram a surgir. Foi impossível não sentir o impacto. Na altura houve promessas de proteção. Houve garantias de que, se algo acontecesse, haveria cuidado e responsabilidade. Mas na hora da verdade, no momento em que era necessário agir, essas promessas não se concretizaram", escreveu.
À TV Guia, André Abrantes diz que nunca lhes foi dada "oportunidade para recuperarmos a nossa dignidade", e que nunca esperou que "depois da Zena ter vencido, tivessem deixado aparecer as imagens. Achámos tudo muito estranho ter sido depois dela ter ganhado", diz o músico. Para além disso, afirma que gostava que o canal, assim como a produção da Casa dos Segredos, tivesse algum decoro quando falam do tema. "Não sei como é que tudo aquilo aconteceu na altura, mas sendo público o caso, não percebo o porquê de fazerem questão de trazerem o tema ao dia a dia", continua.
Apesar de já ter passado tanto tempo, o casal jura que não vai desistir de obter justiça pelo que lhes aconteceu: "Aquilo que é garantido a todos os concorrentes, antes até de entrarmos é que, e eles fazem questão de estar sempre a dizer, é que estamos em segurança. Não foi o que nos aconteceu. Acho que isso devia ser lembrado."