Estrelas Finalmente o motivo da saída de Jacques Costa do 'Big Brother'
Jacques Costa, de 24 anos de idade, protagonizou o momento que marcou a gala deste domingo do 'Big Brother'. Na ronda de nomeações, a concorrente de Loures recusou-se a votar em três nomes para o rol de nomeados, escrevendo apenas "viva o coração limpo", dentro de um desenho de um coração, na ardósia.
Inicialmente, Jacques foi punida com uma nomeação direta, mas após Cláudio Ramos ter demonstrado o desagrado com essa decisão, achando-a insuficiente – ainda que, no 'BB 2020', tenha sido essa a punição recebida por Ana Catharina ao recusar nomear, por ter de o fazer em mulheres –, o anfitrião do reality show da TVI fez marcha-atrás e impingiu um ultimato à concorrente: ou nomeava ou teria de sair do programa. Jacques decidiu, assim, manter a sua palavra e dar por terminada a participação no 'Big Brother 2024', onde fez história por ser a primeira concorrente não-binária.
"Olhei para a Catarina quase a tentar forçar o choro"
Mas, então, o que motivou esta tomada de posição? Em conversa com os jornalistas, nesta segunda-feira, Jacques relatou que a conduta de Catarina Miranda potenciou a sua perseverança: "A gota de água foi na ‘Curva da Vida’ do Gabriel. Ele é uma pessoa tão querida, real e generosa, e olhei para a Catarina quase a tentar forçar o choro. Ia ser o momento dele no reality, e ela diz que tem de lá ir. Fez daquilo um momento dela, e o Gabi, que é uma pessoa tão generosa, não viu isso nem ninguém. Uma das coisas que me fez mais impressão foi, nos momentos em ‘off’, quando íamos tirar uma foto, ela dizia sempre com desdém: ‘Oh, Gabi, tira aí uma foto’", começou por dizer.
"Sei que as minhas regras do jogo nunca iam para além das minhas regras enquanto pessoa, e nunca iria, sabendo que aquilo era um momento de visibilidade para muita gente, roubar, por exemplo, o desfile da Léokadia. Porque isso é jogo fácil, jogar com as venerabilidades do outro é sempre fácil. Até porque argumentar com ela é muito simples e a manipulação era muito visível, porque sofríamos com ela, até nas pequenas coisas", acrescentou.
Questionada sobre se já planeava dizer adeus ao jogo, Jacques recusou essa tese, esclarecendo: "Não tinha pensado em sair, estava a adorar o programa e a adorar a experiência. Não sou insegura, sou bastante confiante."
A concorrente expulsa do reality show de Cláudio Ramos no domingo concretizou: "Naquele momento, fiquei muito incomodada com a situação que estava acontecer e com as pessoas não estarem a entender o grau de manipulação, que aquilo era algo inaceitável, a nível humano… Achei que eles estavam a confiar demasiado numa pessoa que estava a mostrar não conseguir manter um código ético que eu acho o mínimo. Decidi fazer isto porque estava desconfortável, estava superfeliz no jogo, mas ali foi o que me soube à minha verdade e foi uma decisão correta."