Estrelas O telefonema a meio da noite, o jogo de coração partido e a viagem relâmpago: as horas difíceis de Rúben Neves para carregar o caixão e confortar a viúva de Diogo Jota
Rúben Neves, de 28 anos de idade, é o rosto da tristeza na hora do adeus ao melhor amigo. Conheceram-se no FC Porto e, desde então, nunca mais se largaram. Ainda atuaram juntos no Wolverhampton, em Inglaterra, mas o destino afastou-os profissionalmente, ainda que se reencontrassem sempre na seleção nacional.
E quis o destino que, no momento de maior dor para a família de Diogo Jota, Rúben Neves estivesse bem longe. O médio encontrava-se nos Estados Unidos da América a disputar o Mundial de Clubes ao serviço do Al Hilal quando ficou a saber da notícia. “Não é fácil porque o Rúben Neves é amigo íntimo do Jota. Estava muito perturbado ontem [quinta-feira, 3 de julho] no hotel. A família telefonou-lhe a meio da noite. Não conseguiu dormi", revelou Bono, guarda-redes do clube saudita.
Apesar de destruído por dentro, o jogador disputou o jogo frente ao Fluminense, que ditou a eliminação da equipa nos quartos-de-final da prova. Estava de coração partido, ainda se emocionou durante o minuto de silêncio, mas não perdeu tempo. Após o final da partida, correu para o aeroporto, onde seguiu viagem num jato privado para o Porto para poder marcar presença no derradeiro adeus a Diogo Jota, que decorreu este sábado, 5 de julho, em Gondomar.
In remembrance of Diogo Jota and André Silva, a minute of silence was observed. ?? pic.twitter.com/yYqKQWMur4
— DAZN Football (@DAZNFootball) July 4, 2025
Chegou ao cemitério pelas 9h40 acompanhado pela mulher, Débora Lourenço, também ela destroçada. No interior da capela, confortou a amiga Rute Cardoso e não mais largou a viúva. De tal forma que no percurso entre a Igreja Matriz de Gondomar, onde decorreu a missa de corpo presente, e o cemitério, estava a seu lado a carregar os restos mortais do malogrado atleta.
Já após a homenagem no cemitério, Rúben Neves esteve sempre abraçado à amiga, deu-lhe mesmo um beijo na testa, enquanto ia cumprimentando outros colegas. Também a sua mulher se mostrou de semblante carregado neste momento de dor.









De recordar que na tarde desta quarta-feira, 4 de julho, o craque do Al Hilal já havia deixado a garantia de que iria cuidar de Rute Cardoso e dos filhos. “Vou fazer questão de que estejas sempre presente e vou garantir que nunca falte nada aos teus enquanto estás aí, longe, mas a pensar em nós, à nossa esper”, referiu.