Festival da Canção RTP debaixo de fogo após vitória dos NAPA no Festival da Canção: as reações à escolha do representante de Portugal na Eurovisão
Chegou ao fim a 59.ª edição do Festival da Canção, da RTP, e já está escolhido o representante de Portugal no Festival da Eurovisão, que decorre em maio, em Basileia, na Suíça. Numa votação verdadeiramente alucinante, em que não houve um consenso entre o júri regional e os votos do público, a vitória acabou por ser da banda madeirense NAPA.
A banda constituída por Francisco Sousa (guitarra), João Guilherme Gomes (vocal e guitarra), João Rodrigues (bateria), Diogo Góis (baixo), e João Lourenço Gomes (piano) conquistou 7 pontos do júri nacional e 10 pontos do público. Ou seja, nem num caso, nem no outro, levou a pontuação máxima. Feitas as contas, alcançou o mesmo resultado do que Diana Vilarinho e sua canção Cotovia. Mas, no caso da intérprete, esta recebeu 12 pontos do júri e apenas 5 do público. No final, deu-se um empate entre as duas, mas como o desempate se faz pela maioria de votos do público, acabaram por ser os NAPA e a sua música 'Deslocado' a levar a vitória.
Para muitos dos fãs do festival, esta foi uma verdadeira surpresa, uma vez que a maioria acreditava numa vitória de Josh, Fernando Daniel ou Henka. Esta última, de resto, recebeu a maior pontuação do público, mas zero pontos do júri e não chegou à vitória.
Como habitual, a situação já está a gerar uma onda de críticas nas redes sociais. Na página oficial do programa na rede social Instagram, são vários os comentários contra a escolha da banda madeirense. "Uma vergonha o júri. A favorita do público teve 0 pontos. O júri disparou em todas as direções. Josh, Fernando ou Diana mereciam e dariam dignidade a Portugal. Lamentável o que aconteceu hoje. Que repensem o festival. O júri lamentável!", aponta um fã. Outro acrescenta: "Não vou mentir adoro os NAPA mas acho que não vão chegar longe, espero estar enganada". Há ainda quem apoie o fim do voto do júri. "12 pontos deram os portugueses à Henka, um grito a pedir progresso e diferença. Júri que atribui pontos com base em regionalismos, para quê ver o Festival da Canção? Não pensamos na Eurovisão e não pensamos na vontade dos portugueses. Mais vale tirar o júri", escreve outro fã.
Ver esta publicação no InstagramUma publicação partilhada por Festival da Canção (@festivaldacancao.rtp)
Ainda assim, são eles quem vão representar Portugal na Eurovisão e tentarão passar à grande final na primeira semi-final do certame, a 13 de maio.